Resenha do texto: as tranformações da puberdade

498 palavras 2 páginas
RESENHA DO TEXTO: AS TRANFORMAÇÕES DA PUBERDADE

O texto que foi resenhado “As transformações da puberdade” tem como autor, Sigmund Freud que nasceu em 6 de maio de 1856, em Freiberg e foi um médico neurologista austríaco e judeu, fundador da psicanálise. Iniciou seus estudos pela utilização da hipnose como método de tratamento para pacientes com histeria.
Inicialmente o autor comenta que com a chegada da puberdade, as zonas erógenas subordinam-se ao primado na zona genital. A pulsão sexual se coloca a serviço da função reprodutora e obtenção do prazer. Um dos processos na puberdade seria o crescimento da genitália externa e começa a ter um preparativo para o ato sexual que é a ereção do membro masculino e a umidificação da vagina. A introdução da exitação sexual, seria o elemento da beleza que traria um aumento da excitação sexual e consequentemente o prazer.
Freud afirma, que o mecanismo do pré-prazer é desempenhado pelas zonas erógenas e ocorre um aumento de prazer e um acréscimo de tensão e por sua vez ao ato sexual. O pré-prazer está relacionado com a pulsão sexual infantil.
Os perigos do pré prazer se dá de fato, o mecanismo de muitas perversões, que consistem numa demora nos atos preparatórios do processo sexual.A acumulação das substâncias sexuais cria e mantém a tenção sexual. A apreciação dos órgãos sexuais internos feitas em homens castrados parecem mostrar que a excitação sexual independe da substâncias sexuais.
A teoria do libino se atem como uma força quentitativa variável que poderia medir os processos e transformações ocorrentes no âmbito da excitação sexual. O libido de ego é a retirada de objetos e é trazido de volta para o interior de ego.
Explica que a diferenciação entre o o homem e a mulher ocorre na puberdade. As zonas dominantes no homem é a glande e na mulher é o clitóris. No menino há um aumento de libido e na menina há um recalcamento. O encontro do objeto é na verdade, um reencontro.
Em relação ao objeto sexual na fase da

Relacionados

  • Faculdade
    375 palavras | 2 páginas
  • Resenha
    2460 palavras | 10 páginas
  • Mal estar na civilização
    79445 palavras | 318 páginas