Resenha do Prefácio do livro Sociologia do Turismo, de Krippendrof

536 palavras 3 páginas
Resenha do prefácio do livro:
KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do Turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Aleph, 2000.
O capítulo que integra a obra, trata sobre a evolução e o crescimento do turismo dos anos 70 e 80 adiante. Uma pequena discussão sobre o que é o turismo traz vários questionamentos, que dão sequência ao texto.
Antigamente o turismo era praticado apenas como fator de sobrevivência. Com o passar do tempo as pessoas, cada vez mais, começaram a viajar nos tempos livres com intenção de distrair e conhecer lugares diferentes. O transporte escasso da época dificultava os deslocamentos até outras cidades, porém a vontade de realizar esses, trouxe a evolução do mesmo.
As viagens passaram a ser vistas, não literalmente, como obrigação. As pessoas pensavam que deixar de sair da cidade à lazer era motivo de tristeza e estresse no dia a dia. Todas as oportunidades deviam ser aproveitadas. Os motivos das viagens foram mudando com o passar dos anos e evolução do mundo, em geral, deixando de ser naturais.
Têm início a fase do êxodo de massas, onde geralmente, grupos de trabalhadores iam juntos à viagens de lazer no período das férias. Isso ocorreu junto com a revolução industrial, pela conquista dos direitos trabalhistas. A partir de então, teve início o desenvolvimento industrial no setor turístico. (Autor faz relação das indústrias com a mudança do mecanismo de viagens, mundialmente falando)
A evolução do desenvolvimento industrial turístico chegou a um limite, principalmente pelos êxodos em massa, que é considerado um dos que possuem maiores consequências e impactos menos controláveis. Os transportes, as vendas de viagens, o número de agências, dentre outros, fez com que o turismo, para os estudiosos, se tornasse o auge da desordem, o que gerou também o limite psicológico dos turistas e dos nativos das cidades visitadas.
A partir do limite psicológico, criou-se o desejo de mudança em vários setores do turismo, como as

Relacionados