Resenha do povo brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nas avaliações dos censos sobre o crescimento da população brasileira Darcy Ribeiro nos chama atenção para o aumento de brancos e pardos e o baixo crescimento dos negros no período de 1872 a 1990. Ocrescimento dos pardos se deve ao aspecto de alguns negros claros de considerarem pardos. Já a questão do crescimento dos brancos pode ser explicada pelo número insignificante de mulheres imigrantesbrancas vindas ao Brasil, assim o homem europeu tinha que disputar as mulheres da terra, as índias, e o fruto desse relacionamento resulta num tipo de moreno claro que aos olhos do brasileiro é branco,além disso, todos os bens sucedidos eram considerados brancos.

O censo de 1950 também mostra a disparidade entre as condições de vida e de trabalho de negros e brancos. Para cada mil brancosmaiores de dez anos, 23 são empregadores; enquanto, apenas 4 negros por cada mil empregadores. Os imigrantes encontraram condições de ascensão social muito mais rápida que o conjunto da população negraexistente no Brasil. O negro era tratado como uma besta de carga e mesmo depois da abolição ele se via obrigado a se enquadrar num outro tipo de exploração a do subproletariado ditado pelo latifúndio.O preconceito existente em outras sociedades conduzia ao apartamento, à segregação e à violência, pela hostilidade a qualquer forma de convívio. O preconceito existente no Brasil tende a identificarcomo branco o mulato claro, conduz a antes a uma expectativa de miscigenação. Essa expectativa é discriminatória, pois, espera que os negros clareiem ao invés de aceita-los como são.

Muito mais queo preconceito de raça e cor, os brasileiros enfrentam o preconceito de classe. Existe uma enorme distância social que medeiam pobres e remediados principalmente pelo seu grau de integração ao estilode vida dos grupos privilegiados e dominantes, essa distância se mostra: como analfabetos ou letrados, detentores de um saber vulgar transmitido oralmente ou de um saber moderno, como herdeiros da...
tracking img