Resenha do manifesto do partido comunista - parte 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Manifesto do Partido Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels, faz uma grande censura do modo como a burguesia se estruturou através do trabalho árduo e pouco remunerado do proletariado.
Aintrodução do Manifesto expõe o medo que o comunismo causou nas grandes potências da velha Europa, representadas pela burguesia, pela igreja e pelos governantes da época. Esse medo uniu todos ospoderosos em uma “Santa Aliança” para tramar contra o sistema comunista. O reconhecimento do comunismo como uma nova força política e o ataque dos poderosos fez com que comunistas de várias nacionalidades sereunissem em Londres e redigissem o Manifesto para explicar a todos seus objetivos e reclamações e calar a distorção dos fatos dos que criticavam o comunismo.
A primeira parte do Manifesto temo título de “Burgueses e Proletários”. Este capítulo resume toda a história das sociedades desde os tempos antigos até os dia atuais e da luta entre as duas classes sociais que dominaram o cenário dasépocas.
Os autores Marx e Engels relatam as grandes transformações que a burguesia industrial provocou no mundo, espalhando o comércio, a navegação e os meios de comunicação. Contam também sobrea vasta divisão e oposição que cada vez mais acontece entre as duas grandes classes existentes: a burguesia e o proletariado.
A burguesia destruiu, de acordo com os autores, todas as relaçõesfeudais e patriarcas que existiam, submeteu o campo à cidade, causando uma grande aglomeração da população urbana, centralizou os meios de produção e concentrou o poder e as propriedades nas mãos depoucos.
Os autores mostram ainda que o poder do capital também pode ser uma arma contra a própria burguesia, pois por causa da concorrência as industrias produzem cada vez mais e com muito exagero.Basta acontecer uma crise comercial e uma grande destruição de produtos já fabricados e também da grande parte das forças produtivas já desenvolvidas acontece causando um imenso prejuízo para a...
tracking img