Resenha do manifesto comunista de karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Manifesto Comunista – Escrita por Karl Marx e Friederich Engels. Publicado em Fevereiro de 1848.

A burguesia impôs ao proletariado uma exploração, onde desde as classes mais baixas àsmais altas, ou seja, desde o camponês até os mais bem formados como médicos, engenheiros e diretores de multinacionais uma certa escravidão, fazendo com que todos sejam dependentes desse sistema, ocapitalismo.
Este manifesto trouxe alguns benefícios aos trabalhadores e ajudou a minimizar alguns problemas tornando-os menos árduos como a exploração que sempre vinham enfrentando. Este documento,segundo seus autores, forma um grupo de idéias científicas e revolucionárias fundamentais para a compreensão e entendimento das transformações que se passava o mundo naqueles anos.

Burgueses eProletariados:

Neste momento essas duas classes dominam o cenário mundial. Enormes transformações industriais aconteceram, como por exemplo: indústrias muito velhas deram lugar a empresas novasconsumidoras de matéria-prima vindas de toda parte do mundo, tornando essa relação globalizada criando uma dependência mútua entre as nações; a imigração das populações interioranas, do campo, para asgrandes cidades, centralizando os meios de produção, ocasionando assim a centralização política.

Proletariado X Comunistas:


Os comunistas constituem a fração mais acertada dos partidos operários,pois tem sobre o proletariado compreensão sobre seus ideais, com o objetivo principal de acabar com a hegemonia burguesa, em suma.
Na primeira fase da revolução operária é a chegada do proletariadocomo classe dominante, ou seja, a conquista da democracia.
O proletariado organizado em classe utilizou-se da sua supremacia para tirar todo capital da burguesia para centralizar os instrumentos deprodução nas mãos do Estado. Essas medidas foram diferentes em vários países, mas nos países mais adiantados algumas poderiam ser postas em prática como: imposto fortemente progressivo; abolição do...
tracking img