Resenha do livro O murmúrio dos fantasmas, Capitulo II "Os frutos verdes ou a idade do sexo" (Boris Cyrulnik).

Narrar não é retornar ao passado
Narras para si mesmo é importante para compor aprópria personalidade e isso provoca um prazer estranho. A evocação de momentos felizes provoca um retorno da felicidade. Lembrar-se de um momento doloroso provoca uma desconcertante emoção debem-aventurado pesar. Essa singularidade que permite compreender a função da narrativa interior: tornar a assumir a emoção provocada pelo passado e remaneja-la para torna-la uma representação de si intimamenteaceitável.
Esse trabalho tem um efeito duplo: função de identidade – “Sou aquele que passou por estes e aqueles acontecimentos…”; e a função de remanejamento das emoções - “Agora consigo suportar aideia que não conseguia antes…”. A ação de narrar permite à pessoa se constituir em sujeito íntimo e a narração convida a assumir seu lugar no mundo humano compartilhando sua história. Após esta etapa,o paciente pode se olhar de frente e reintegrar-se à sociedade.
Narrar não se trata de retorno ao passado, pois isso é impossível. O locutor faz uma representação para si mesmo do real e partilhacom seus parceiros de cultura. O resultado é que as narrativas íntimas ou culturais podem construir no mundo psíquico o equivalente de apego seguro, quando os vínculos precoces foram mal formados.Toda narrativa é uma ferramenta para construir seu mundo
Algumas pessoas com feridas graves na alma permanecem severamente ligadas ao passado, outras criam uma história interior necessária para asobrevivência psíquica, fragilizando a carapaça dos seus refúgios racionalizados. O acontecimento é aquilo que fazemos com o que nos acontece: um desespero ou uma glória.
A narração pode modelar aemoção de forma muito diferente segundo a atitude de quem escuta e o contexto cultural. O que não impede que a estrutura da narrativa do ferido revele o sentimento que experimenta. Mas a emoção de seu... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 08). RESENHA DO LIVRO O MURMÚRIO DOS FANTASMAS, CAPITULO II "OS FRUTOS VERDES OU A IDADE DO SEXO" (BORIS CYRULNIK).. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Livro-o-Murm%C3%BArio-Dos/32168548.html

MLA

"RESENHA DO LIVRO O MURMÚRIO DOS FANTASMAS, CAPITULO II "OS FRUTOS VERDES OU A IDADE DO SEXO" (BORIS CYRULNIK)." TrabalhosFeitos.com. 08 2013. 2013. 08 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Livro-o-Murm%C3%BArio-Dos/32168548.html>.

MLA 7

"RESENHA DO LIVRO O MURMÚRIO DOS FANTASMAS, CAPITULO II "OS FRUTOS VERDES OU A IDADE DO SEXO" (BORIS CYRULNIK).." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2013. Web. 08 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Livro-o-Murm%C3%BArio-Dos/32168548.html>.

CHICAGO

"RESENHA DO LIVRO O MURMÚRIO DOS FANTASMAS, CAPITULO II "OS FRUTOS VERDES OU A IDADE DO SEXO" (BORIS CYRULNIK).." TrabalhosFeitos.com. 08, 2013. Acessado 08, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Livro-o-Murm%C3%BArio-Dos/32168548.html.