Resenha do livro o monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O MONGE E O EXECUTIVO



UMA HISTÓRIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA

Esta é a história de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai.
As situações tornam-se cada vez mais difíceis de resolver e atingem seu ápice quando os empregados da fábrica onde trabalha fazem uma campanha para que um sindicato os represente.Durante a campanha há muito atrito e desgaste, a companhia vence por uma margem estreita de votos e John se anima um pouco, mas então, seu chefe não satisfeito com o modo como as coisas transcorreram, dá a entender que todo o stress das negociações deveu-se a um problema de gerenciamento da responsabilidade de John.
A gerente de recursos humanos, por outro lado, solidariza-se e sugere a John queexamine seu estilo de liderança, o que o deixa irritado uma vez que a considera uma mulher cheia de teorias. Ele ao contrário, entendia de gerenciamento e liderança, pois se preocupava com os resultados.
Rachel, a esposa de John, sugere que se aconselhe com o pastor da igreja, que recomenda participação em um retiro num mosteiro cristão. Numa tentativa desesperada de retomar o controle de sua vida,John decide passar uma semana no mosteiro comandado pelo frade Leonard Hoffman, um influente ex-empresário americano que abandonou tudo em busca de um novo sentido para sua vida. A seguir descrevemos os conceitos aprendidos por John e os outros cinco participantes do retiro: Lee (pregador), Greg (sargento do Exército), Teresa (diretora de uma escola pública), Chris (treinadora do time de basqueteda Universidade de Michigan) e Kim (enfermeira-chefe do Centro Neonatal do hospital de Providence).
Leonard Hoffman (agora chamado de irmão Simeão) inicia o primeiro dia dizendo que irá compartilhar alguns princípios de liderança, mas que havia um imenso saber coletivo na sala e que também queria aprender com os seis alunos, pois ele não dispunha de todas as respostas e que, juntos eram muito maissábios do que cada um sozinho.








[pic]



CAPÍTULO UM – AS DEFINIÇÕES




Cada pessoa que têm cargo de liderança e pessoas confiadas aos seus cuidados compromete-se voluntariamente com estas outras pessoas. Ninguém é forçado a desempenhar nenhum papel e, portanto, estão livres para deixá-lo quando quiserem. Nolocal de trabalho, os empregados passam a metade do dia trabalhando e vivendo no ambiente criado pelos líderes. O papel do líder é extremamente exigente, pois há muita coisa em jogo e as pessoas contam com ele.
Sempre que duas ou mais pessoas se reúnem com um propósito, há uma oportunidade de exercer a liderança. Exercer influência sobre os outros, que é a verdadeira liderança, está disponívelpara todos, mas requer uma enorme doação pessoal.




Diferença entre líder e liderança / gerente e gerência


Gerência não é algo que se faça para os outros. Você gerencia seu inventário, seu talão de cheques, seus recursos. Você até pode gerenciar a si mesmo. Mas você não gerencia seres humanos. Você gerencia coisas e lidera pessoas.


Liderança é a habilidade de influenciar pessoas paratrabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.


Palavras-chave desta definição:

1- Habilidade é simplesmente uma capacidade adquirida, por isso liderança é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas.
2- Influência. Se liderar é influenciar os outros, comodesenvolver essa influência? Como levar as pessoas a fazer o que desejamos? Como receber suas idéias, confiança, criatividade e excelência, que são, por definição, dons voluntários?
Para compreender melhor como se desenvolve esse tipo de influência, é fundamental compreender a diferença entre poder e autoridade. De todas as pessoas que têm um cargo de poder quantas podemos dizer, têm...
tracking img