Resenha do livro "o monge e o executivo"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alguns líderes foram participar de uma semana de palestras num retiro, o palestrante era Len Hoffman que se formara em Administração de Empresas, entrou para a Marinha como oficial comissionado e rapidamente galgou postos até ser promovido a comandante de uma lancha destinada a patrulhar as ilhas Filipinas; muito conhecido e respeitado como executivo, e sua habilidade para liderar e motivarpessoas tornou-se lendário nos círculos empresariais. Ficou conhecido como a pessoa capaz de transformar várias companhias à beira do colapso em negócios de sucesso. Foi autor do best-seller “O grande paradoxo: Para liderar você deve servir”. A última realização de Hoffman no mundo dos negócios foi a ressurreição de uma antiga empresa gigante, a Southeast Air. Apesar da renda anual de mais de cincobilhões de dólares, a má qualidade dos serviços e o baixo moral dos funcionários da Southeast fizeram dela objeto de zombaria na indústria aeronáutica. A companhia tinha tido um prejuízo de um bilhão e meio de dólares nos cinco anos anteriores à gestão de Hoffman como presidente. Contra todas as expectativas, Hoffman equilibrou as contas da Southeast em apenas três anos. Investiu na qualidade doserviço e na pontualidade dos vôos, tirando a companhia aérea do fundo do poço e levando-a para um sólido segundo lugar do setor.
Nesse seminário chegaram à definição de vários elementos que envolvem liderança.
Sempre que duas ou mais pessoas se reúnem com um propósito, há uma oportunidade de exercer a liderança.
Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamentevisando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.
Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.
Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.
O poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado. Aspessoas podem ser colocadas em cargos de poder porque são parentes ou amigos de alguém, porque herdaram dinheiro ou poder. Isto nunca acontece com a autoridade. A autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada. A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, ao seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas.
O poder corrói os relacionamentos, a chave para aliderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos; relacionamentos saudáveis com os clientes, empregados, donos e fornecedores asseguram um negócio saudável. Há vezes em que se deve exercer o poder; quando precisar exercer o poder, o líder deve refletir sobre as razões que o obrigaram a recorrer a ele. Sem confiança é difícil senão impossível conservar um bom relacionamento.Exercer influência sobre os outros, que é a verdadeira liderança, está disponível para todos, mas requer uma enorme doação pessoal. E pena que a maioria dos cargos de liderança assuste as pessoas por causa do grande esforço necessário.
Vamos imaginar uma organização cujo foco principal fosse servir ao cliente. Imagine, como mostra a pirâmide uma organização onde os empregados na linha de frenteestivessem servindo aos clientes e garantindo que suas verdadeiras necessidades estivessem sendo satisfeitas. E suponha também que o supervisor da linha de frente começasse a ver os empregados como clientes e se dedicasse a identificar e preencher suas necessidades. E assim por diante, pela pirâmide abaixo. Isso iria requerer que cada gerente adotasse uma nova atitude, um novo paradigma, reconhecendoque o papel do líder não é impor regras e dar ordens à camada seguinte. Em vez disso, o papel do líder é servir. Que paradoxo interessante. E se estivesse tudo de cabeça para baixo? Talvez liderassem melhor servindo. Um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir ao cliente. Para liderar você deve servir;...
tracking img