Resenha do livro: o monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Paulo Victor Visconti Aguiar Ribeiro

Introdução
James C. Hunter é o consultor-chefe da J.D Associados, uma empresa de consultoria. Os livros de James são usados em muitas unidades de ensino superior pelo mundo todo. Ele fala em palestras a respeito da liderança servidora em muitos países. James é o autor do best-seller, o monge e o executivo, e este por sua vez, conta a história de JohnDaily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai. Numa tentativa desesperada de retomar o controle da situação, ele decide participar de um retiro sobre liderança num mosteiro beneditino, comandado pelo frade Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abandonou tudo em busca de um novo sentido para sua vida. O livro sepassa nesta situação, onde os personagens convivem dia a dia, minuto a minuto entre diálogos que lhes trazem a buscar a essência da liderança e da vida.

Capítulo I – As Definições
O autor enfatiza as definições básicas as quais um líder deve seguir e ter para ser respeitado. O que a princípio é feito neste capítulo é, a partir de um diálogo onde todos são convidados a participar,mostrar que todos juntos são mais sábios do que qualquer um deles separado. E um dos assuntos é diferenciar o Poder, que impõe e utiliza da força para o desempenho da tarefa; da autoridade, que utiliza a influencia.
O autor traz também a importância de estabelecermos relacionamentos saudáveis, pois tudo na vida gira em torno de relacionamentos e que a base para estes relacionamentos é a confiança.
Umponto importante que o autor trata nesta parte das definições é também o saber ouvir, pois é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver.
Capítulo II – O Velho Paradigma
O autor continua a falar sobre o ponto de saber ouvir as pessoas e diz que quando se interrompe a pessoa ao meio de uma frase, enviam-se mensagens negativas: Primeiro:se você interrompe, é porque não estava prestando muita atenção ao que o outro dizia, já que sua cabeça esta ocupada com a resposta. Segundo: se você se recusa a ouvir, não está valorizando a opinião de quem está falando. Terceiro: você deve acreditar que o que tem a dizer é muito mais importante do que o outro tem a dizer.
Este capítulo gira em torno dos paradigmas que são simplesmente padrõespsicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida. O que o autor explica é que nem sempre esses paradigmas estão corretos e agarrar-se a eles pode nos deixar paralisados enquanto o mundo passa por nós.
Um dos paradigmas relatados no livro é o Velho paradigma organizacional, onde o chefe está no topo da pirâmide e conseqüentemente se tenta agradar ao mesmo e numainversão o livro relata que temos que colocar o cliente acima de todas as coisas e desta forma inverter a pirâmide colocando desta forma os trabalhadores no alto da pirâmide pois são os mesmos que vão cativar e manter os clientes fieis a empresa.
Levanta também o conflituoso paradoxo de que o papel do líder é servir. Apesar do líder não dever buscar satisfazer a vontade e sim a necessidade alheia.Um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas dos seus liderados, ou seja, tem que fazer o que precisa, não o que quer.
Apresenta os cinco níveis de necessidade. Na base dessa pirâmide encontramos: comida, agua e moradia; acima destes: segurança e proteção, no nível superior: pertencimento e amor, acima destes: autoestima e no topo dessa pirâmide encontramos a autorealização; auto realizar é tornar-se o melhor que pode ser, é alcançar a própria excelência.
Capítulo III – O Modelo
Trata da importância das opiniões contrárias pois elas nos ajudam a manter o equilíbrio.
E também nos fala do modelo de Jesus que é a personificação do modelo de líder, que não usava de Poder, pois não o tinha, mas usava de autoridade, não porque lhe fora conferida, mas...
tracking img