Resenha do Livro "O homem que ouve cavalos"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Monty Roberts (o encantador de cavalos) era filho de um homem rude cujos métodos de tratar com cavalos eram convencionais, ou melhor, cruéis. Seu pai domava os cavalos pelo tradicional método de“machucá-los para não ser machucado”.
Após ter conseguido domar um cavalo em apenas três dias, Monty resolveu mostrar como fizera isso para seu pai, este porém reagiu de forma inesperada, olhou fixamentepara Monty e gritou:
“- Que diabo de filho eu estou criando?”
Então, ele pegou uma corrente e bateu com força nas costas de Monty.
Monty Roberts tem uma descendência indígena, seu avô nasceu noPaís de Gales, Reino Unido e se casou com uma jovem índia cherokee que se chamava Sweeney. Seu tio Ray, que adquiriu tanto os costumes dos brancos como dos índios, contou para Monty como os índioscherokees faziam para capturar os cavalos mustangs na grandes planícies do oeste americano.
Primeiro seguiam a manada de cavalos. Não perseguiam, mas simplesmente andavam atrás deles obrigando-os aandar mais rapidamente. Faziam isso por um ou dois dias. Então, quando decidiam que era a hora de voltar os cherokees davam a volta e passavam a andar na direção oposta à dos cavalos selvagens.Invariavelmente, a manada se virava e passava a seguir os índios. Era o “efeito ioiô”. Esse fenômeno foi chamado de “Avançar e Recuar”.
Com 13 anos ele foi para o deserto de Nevada com seu irmão Larry paracapturar cavalos selvagens para um rodeio.
Com 14 anos, Monty, foi para o deserto de Nevada, sem seu irmão, para poder observar melhor uma manada de cavalos selvagens (Mustangs), usava os barrancospara se esconder, conseguiu se aproximar 400 metros da manada. O uso de binóculos foi incrivelmente importante.
A manada era liderada por uma égua (fêmea dominante). O garanhão dominante (machoalfa) contorna e defende o rebanho contra saqueadores. Sua motivação é evitar que qualquer um roube seu harém.
A partir daí ocorre uma seqüência de eventos.
Um jovem potro, castanho-claro,...
tracking img