Resenha do livro o caso dos exploradores de caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Politécnica de Uberlândia.

Aluna: Eloá Gervásio da Silva Luz.

Resumo do Livro: O Caso dos Exploradores de Caverna


Uberlândia, 2013
Suprema corte de Newgarth- Ano de 4.300.
Condenados pela suprema corte do Tribunal do Condado de Stowfield, os quatro exploradores de caverna recorreramda decisão do tribunal, que os condenaram a morte pela forca. Os fatos que levou a sentença condenatória serão expostos a seguir. Os acusados são membros da Sociedade Espeleológica (uma organização amadora de exploração de cavernas).
Em 4299 eles penetraram em companhia de Roger Whetmore, no interior de uma caverna de rocha calcária situada no Planalto Central desta Commonwealth.
Bem distante daentrada da caverna ocorreu um desmoronamento de terra, que bloqueara a única passagem. Quando os homens viram o quanto à situação deles era complicada, resolveram ficar próximos a entrada na esperança de serem resgatados pela equipe de socorro.
Devido a demora do regresso de Whetmore os familiares dos acusados resolveram comunicar o desaparecimento dos mesmos ao secretário da Sociedade, Osexploradores antes de sair para sua expedição deixaram indicações da localização da caverna que se propusera á visitar. O resgate revelou-se extremamente difícil, pois demandava gastos elevados, e de pessoas especializadas (engenheiros, geólogos e outros técnicos), e maquinários apropriados para remoção das pedras. A maior dificuldade que a equipe encontrou foi os novos deslizamentos de terra, em umdestes deslizamentos 10 operários morreram.
Os exploradores tinha pouco alimento, e no interior da caverna não havia nenhuma fonte de alimento que permitia subsistir, temeram a morte dos mesmos por inanição. No vigésimo dia souberam que os exploradores tinham levado com sigo um rádio de comunicação, prontamente instalaram no acampamento um aparelho semelhante ao que estava com exploradores eestabeleceu comunicação com eles no interior da caverna. Perguntou à equipe de regate quanto tempo lavaria para liberta-los, o engenheiro responsável pela operação respondera que levaria aproximadamente dez dias, salvo se não acontecessem novos deslizamentos de terra. Perguntaram se havia algum médico no acampamento para obter informação se seria possível eles sobreviverem por mais dez dias semalimento. O presidente da comissão respondera que a possibilidade de sobreviverem era escassa. Depois deste contato ficaram por oito horas sem se comunicarem, quando a comunicação foi restabelecida os homens pediram para falar novamente com o médico , Whetmore representando os demais indagou se eles seriam capazes de aguentar os dez dias se alimentassem da carne de um deles. A contra gosto o presidenterespondeu afirmativamente. Whetmore deu a ideia de tirar a sorte pra eleger dentre eles qual seria sacrificado. Nenhuma pessoa da comissão de salvamento se atreveu dar um posicionamento a questão, Whetmore insistiu em falar com um sacerdote, mas nenhum quis dar um parecer. Depois disso perderam o contato de vez com os exploradores, presumiu que o aparelho acabou a pilha. Quando os homens foramlibertados, souberam que Whetmore havia sido morto e servido de alimento a seus companheiros. Declararam os acusados que Whetmore foi o primeiro a propor que buscassem alimento na carne de um deles, foi também ele quem propôs que tirassem a sorte para escolher um dentre eles, pois trazia com sigo um par de dados. Inicialmente os acusados hesitaram em aceitar a proposta, mas logo após o dialogosupracitado aceitaram a tal proposta. No entanto pouco antes dos dados serem lançados Whetmore desistiu do acordo, pois havia refletido e decido esperar outra semana antes de adotar procedimento , os outros o acusaram de romper o acordo e procederam com o lançamento dos dados. A sorte tendo lhe sido adversa Whetmore foi morto.
Logo os recursos financeiros da Sociedade Espeleológica esgotaram. Foram...
tracking img