Resenha do livro: a psicologia ou as psicologias ( ciência e senso comum )

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO LIVRO: A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS ( Ciência e Senso comum )


O capítulo 1 do livro traz uma exposição muito interesante sobre o temapsicologia, mostrando que todas as pessoas usam um pouco do senso comum como psicologia nas suas relções interpessoais. Mas o autor deixa bem claro, que esse tipo de aplicação da psicologia estar voltadotão somente para o conhecimento popular de senso comum.
Logo esse senso comum é utilizado por todos de uma forma bem espotânea, devido ao acumulo de experiências que vamos adiquirindo ao longo dasnossas vidas devido as necessidades do nosso cotidiano.
Embora ja no século IV a.C, os gregos dominavam esse este tipo de conhecimento voltado para o senso comum, hávia a necessidade de conhecer mais afundo algumas ciências. Pois devido a complexidade de algums temas relacionados ao modo de vida, comportamento, agricultura entre outros buscou-se uma explicação mais teórica ou mesmo ciêntifícapara melhor entende-los.
Diante disso, podemos então dizer que diferente da psicologia do senso comum, que era costumeira voltada para o dia a dia das pessoas, podemos afirmar que á ciêntifícadestina-se a um estudo critérioso dos comportamentos e necessidades do homem em sociedade, buscando entender de forma métodica o porque de determinadas situações ou mesmo, determinados acontecimentos. Logopodemos afirmar que, a psicologia quanto ciência tem como principal objeto de estudo o comportamento humano.
comportamento esse que varia de indívduo para indíviduo, que estar ligado a um cojunto defatores sociasi, econômicos e sobre tudo psicológicos, que são adiquiridos ao longo da vida desses indivíduos.
Daí então, a necessidade de conhecer de forma ciêntifica e sistemática o comportamentohumano por meio dessa ciência que tanto tem contribuido para resolver problemas de saúde pública, dando assim, a oportunidade para aqueles que são alcançados pela psicologia de terem melhor...
tracking img