Resenha do livro a leitura na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A LEITURA NA ESCOLA
Editora: Contexto
Ano: 1996
Coleção Repensando o Ensino
Autoras: Lucia Fulgêncio / Yara Liberato
Lúcia Fulgêncio : Licenciada em Letras, com mestrado em Linguística pelaUniversidade Federal de Minas Gerais. Dentre seus trabalhos publicados incluem-se vários artigos de Linguística e dois livros na área de ensino de línguas estrangeiras, publicados na Itália. Foiparecerista do PNLD/2006 ("Programa Nacional do Livro Didático"), e durante os anos de 2001 e 2002 foi professora na Universidade do Mississippi (EUA).
Yara Liberato: Mestre e Doutora em Linguística pelaUniversidade Federal de Minas Gerais. Dentre seus trabalhos publicados incluem-se a organização de revistas e vários artigos na área de Linguística.
Em seu primeiro capítulo, páginas 9 a 51, as autorasapresentam discussões de alguns problemas de leitura, no que diz respeito à estrutura sintática das sentenças. Enfatizam bem as considerações de PERINE (1980) sobre Estilo escrito x Estilo falado, ondedestaca as diferenças dialetais e diferenças de estilo; dialeto padrão e dialeto coloquial; comprimento das sentenças; hierarquia dos constituintes; negativas duplas; inversão da ordem canônica;passiva x ativa.
No segundo capítulo, páginas 52 a 79, as autoras falam sobre a importância da escolha do vocabulário, com o intuito de facilitar a interpretação do leitor. A identificação do sentidosem a mediação das palavras; a importância da compreensão dos itens lexicais; casos em que o vocabulário escolhido pelo escritor pode dificultar a leitura; estratégias de favorecimento da aprendizagemlexical são tópicos que as autoras abordam, apontando problemas e propondo soluções para facilitar a leitura.
No terceiro e ultimo capitulo, páginas 80 a 96 as autoras falam sobre a construção depontes de sentido para compreender os textos através de uma alteração na sua forma. Outro ponto abordado e a expectativa, tipo de conhecimento prévio, semântico-pragmático, buscados para a explicitação...
tracking img