Resenha do livro a importancia do ato de ler- paulo freire

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER
Paulo Freire

O livro a importância do ato de ler de Paulo Freire, relata que através da leitura nós conseguimos desenvolver criticamente, a nossa visão diante darealidade do mundo. Aborda ainda, as relações da biblioteca popular com a alfabetização de adultos desenvolvida em São Tomé e Príncipe, e mostra a influência da leitura no processo de alfabetização.Segundo Paulo Freire (1982, p.09), “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. A leitura na vida de uma pessoa acontece antes mesmo dela ingressar numa escola. Desde a infância até a fase adulta,adquirimos conhecimentos advindos da nossa experiência de mundo. Essa leitura é essencial para se constituir uma compreensão critica sobre a importância do ato de ler.
Ler não se resume simplesmentena decodificação de uma palavra escrita, mas no sentido de entender um todo, onde cada indivíduo capta o que está escrito conforme o seu nível de conhecimento e convivência cultural.
Dessa forma, aleitura critica permite- nos a interpretação, a escrita e a re- escrita do lido, ou seja, a transformação da realidade através da nossa racionalidade.
No segundo artigo, Freire (1982, p.22) diz que,“Falar de alfabetização de adultos e de bibliotecas populares é falar entre muitos outros, do problema da leitura e da escrita”. Não do ler e escrever em si próprios, mas em entender e interpretar o queesta sendo lido. Podendo interagir com o contexto e adquirir conhecimentos necessários a vida em sociedade.
O autor afirma que é impossível negar a natureza política do processo educativo, tantoquanto negar o caráter educativo do ato político. Isso acontece porque educar é um ato político, que cria vínculos e compromissos com o futuro, de maneira a contribuir como seres humanos, que vivem erealizam suas atividades em sociedade, sendo sujeito de sua própria historia e do seu processo de aprendizagem.
Freire (1982, p.26) disserta que “Cada um de nós é um ser no mundo, com o mundo e com...
tracking img