Resenha do livro: a criatividade na sala de aula autor: celso antunes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tópicos do Livro
 Introdução
 O que é criatividade?
 Criando um clima para a criatividade e um ambiente de estímulos para o córtex pré-frontal
 A criatividade no dia-a-dia
 Existem diferentes maneiras de pensar – O pensamento lateral
 Criatividade e inteligência
 Onde as pessoas criativas se encontram
 O momento criativo na sala de aula
 Existem testes (ou exercícios) decriatividade?
 O fluxo criativo
 A criança criativa
 Escola criativas

Introdução
A criatividade é um conceito associado a diferentes atributos ligados
à originalidade, à variedade, à espontaneidade, à facilidade em ver e entender de maneiras diferentes as coisas do mundo. A idéia da escola desenvolver, por sua vez, alunos criativos é uma idéia plausível, ainda que o aumento da criatividadepessoal não implique na “fabricação de gênios”. Em verdade, quando o professor se interessa, o aluno tende a desenvolver sua criatividade. Todos por certo evoluirão. Alguns chegarão, talvez, à genialidade. A proposta não deveria ser fazer do aluno um gênio, mas sim favorecer a criatividade latente em cada um como um instrumento para uma vida melhor. O essencial, como enfatiza Gardner, não é tornar-se“o melhor” mas tornar-se melhor. Felizmente, vai longe o tempo em que se acreditava que a criatividade nas pessoas ou estava previamente programada em seus genes ou era atributo específico de um Deus seletivo.

O Que é Criatividade?
É bem mais fácil identificar-se a criatividade que conceituá-la.
É evidente que, se existem polêmicas sobre como conceituar criatividade, mais fortes aindaestas se apresentam quando se pergunta se a criatividade pode ser estimulada, quais as maneiras para incorporá-la ao ensino ou, ainda, se “ensinar criatividade é coisa possível”.
Conceito de “criatividade” extraído do Glossário de bolso para professores, publicado pela Editora Vozes (Petrópolis, 2001):
Capacidade inerente a todo ser humano em criar inventar coisas novas. Para alguns significatambém a capacidade das pessoas em divergirem dos padrões consagrados com vistas à criação do novo ou de novas formas de pensar. Merece também destaque o conceito de criatividade que apresenta David Fontana, destacando-a como habilidade para gerar maneiras fluentes e novas de lidar com problemas e organizar material.
Piaget admitia a possibilidade de se intermediar a construção, junto com oconhecimento, da criatividade nas crianças.
Acreditamos com e como Piaget que a criatividade possa ser estimulada.
Acreditamos entretanto, que é maravilhoso tentar.

Criando um Clima para a Criatividade e um Ambiente de Estímulos Para o Córtex Pré-Frontal

A criatividade é produto da ação cerebral e nada melhor para estimular a criatividade que cuidar da saúde do cérebro. O córtex pré-frontal é aparte mais evoluída do cérebro e sua atividade está envolvida na concentração, no âmbito da atenção, julgamento, controle de impulso e pensamento criativo. Parte da mente humana que controla a capacidade de organizar tipos diferenciados de pensamento, planejar o que se quer fazer e levar esses planos adiante.
Daniel G. Amen, M.D., neurocientista clínico e psiquiatra em Fairfield, Califórnia,perito reconhecido internacionalmente nas relações entre o cérebro e o comportamento humano estudou e sintetizou alguns princípios importantes para criar um clima capas de manter o córtex pré-frontal saudável:
1. Ajudar os alunos a estabelecerem para suas ações e seus desempenhos objetivos claramente definidos, projetos do que se fazer e cronograma que destaque as etapas da meta a alcançar.
2.Mostrar aos alunos como concentrar-se bem mais nas coisas de que se gosta do que naquelas que se é obrigado a executar.
3. Ajudar o aluno a ser uma pessoa organizada.
4. Ensine os alunos a se exercitarem sempre em treinamentos e exercícios simuladores de biofeedback (tratamento com instrumentos para medir respostas fisiológicas) para suas ondas cerebrais.
5. Mostre que calma, serenidade,...
tracking img