Resenha do livro um texto para chamar de seu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PERROTTA, Claudia. Um texto para chamar de seu: preliminares sobre a produção do texto acadêmico. São Paulo: Martins Fontes, 2004, 155p. ISBN 853362025

Claudia Perrotta

A proposta básica dolivro ’Um texto para chamar de seu’, de Claudia Perrotta, é apresentar um instrumento auxiliar na elaboração de textos acadêmicos com um diferencial: o acolhimento às angústias, dúvidas ou ansiedadesvivenciadas pela autora diante de sua produção acadêmica.
O livro é resultado da experiência da mestra Claudia Perrotta, fonoaudióloga clínica, formada pela PUC-SP em 1984, trabalha atualmente comcrianças, adolescentes e adultos que apresentam questões referentes à linguagem, principalmente escrita. Trabalha desde 1992, em um novo campo de atuação na área, trata-se de um trabalho diferenciado derevisão de textos acadêmicos – artigos, monografias, dissertações e teses. É também co-autora do livro Histórias de contar e escrever , publicado em 1995 pela Summus, e tem contribuído para a área comartigos e capítulos de livros. Em 2007, atuou como mediadora no curso online Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade (PLEC) para os professores da Secretaria de Educação do Estado de SãoPaulo.
Estruturado em quatro capítulos, o livro propicia aos seus leitores, sobretudo ao estudante leitor, uma discussão de aspectos importantes de cada momento da elaboração do texto acadêmico daescolha do objeto ao posicionamento crítico após a análise dos dados levando o leitor/autor a reconhecer-se em sua obra e a compreender que o efeito desse reconhecimento é a emergência de um dizeracadêmico criativo, instigante, diverso de uma mera reprodução de conhecimento.

O livro não propõe apresentar-se como “salvador”, mas sim auxiliar na hora do parto, para que o leitor-autor de um textoacadêmico dê à luz ao próprio trabalho, com alguma dor, mas não tanto sofrimento.
No primeiro capítulo, “Sozinho no silêncio do seu quarto: por onde começar”, a autora propõe reflexões que,...
tracking img