Resenha do livro “textos básicos de ética de platão a foucault”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1667 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


ÉTICA PROFISSIONAL E CIENTÍFICA EM PSICOLOGIA







RESENHA DO LIVRO “Textos básicos de ética: de Platão a Foucault”



Felipe Luiz Coltro










Novo Hamburgo
Junho de 2012
RESENHA DO LIVRO “Textos básicos de ética: de Platão a Foucault”

O livro aborda várias definições de ética a partir do ponto de vista de diversos autores, mostrando um pouco daopinião e das teorias de cada um. Logo na introdução, é exemplificada a importância da ética no campo da filosofia. Ela diz respeito sobre tudo aquilo que é certo ou errado dentro de uma sociedade, tudo que é permitido ou proibido de se realizar, para que o ser humano tenha consciência de seus valores e tente sempre agir eticamente. Ao citar alguns textos dos autores no livro, o autor, DaniloMarcondes, trata de questões envolvidas na ética, como liberdade e responsabilidade.
Os autores citados são: Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Descartes, Spinoza, Hume, Kant, Kierkegaard, Nietzsche, Stuart Mill, Weber, Freud, Foucault. A seguir, irei mostrar um pouco sobre o que o livro fala de cada um dos filósofos.

PLATÃO: Foi influenciado por Sócrates e foi o primeirofilósofo a tratar sobre a ética. Platão tratava de duas questões de extrema importância em relação à ética: a pessoa que é capaz de agir com autocontrole, de “governar a si mesmo”, e a possibilidade de agir bem através do conhecimento do bem, obtido gradativamente através do processo de amadurecimento, “a ascensão da alma”. O diálogo de Górgias(o melhor é o mais forte), é um dos primeiros textossocráticos, aonde Sócrates defende que no exercício do poder político, os princípios éticos prevalecem sobre a força, através de técnicas argumentativas e de ironia, que tem como intenção fazer com que o outro caia em contradição. Outros exemplos de diálogos citados são: Górgias(é melhor sofrer uma injustiça do que praticá-la), Mênon(o que é a virtude), A república(o Anel de Giges), A república(aalegoria da caverna), A república(a natureza humana).

ARISTÓTELES: Aristóteles divide a experiência humana em três partes: o saber teórico(ou campo de conhecimento), o saber prático(ou campo da ação) e o saber criativo(ou campo de produção). O conhecimento de Aristóteles, diferentemente de Platão(que veio através de diálogos), veio por meio que são basicamente notas de aulas. Em seu texto Éticaa nicômaco, em uma de suas partes ele trata do conceito de felicidade, dizendo que ela está relacionada ao sucesso naquilo que se pretende obter, aonde a virtude e a qualidade do caráter são fatores de extrema importância para a realização do seu objetivo. Outros capítulos de Ética a nicômaco são: a virtude é um hábito, a doutrina do meio termo, as virtudes intelectuais e a sabedoria prática.SANTO AGOSTINHO: Tinha o pensamento filosófico baseado no platonismo e na doutrina cristã, portanto, suas principais questões éticas eram baseadas nessa síntese, como por exemplo a natureza humana, a origem do mal, a liberdade, o conceito de Deus, etc. Os textos descritos são: O livre-arbítrio(a origem do livre arbítrio), O livre-arbítrio(livre-arbítrio e a origem do mal), Confissões(Deus é oautor do mal?), Confissões(onde está o mal?).

SÃO TOMÁS DE AQUINO: Toma como base a relação entre a doutrina cristã e o pensamento aristotélico, sendo então oposto a visão de Santo Agostinho. Sua principal obra foi Suma teológica, que trata de questões como o mal, se o homem é realmente livre e se a virtude humana é um hábito. Além disso, também escreveu comentários sobre as obras deAristóteles.

DESCARTES: Visto como um dos principais fundadores da filosofia moderna, trata como principal tema a fundamentação de um novo método científico para servir de base para o conhecimento científico moderno. Em um de seus textos, Discurso do método(a moral provisória), ele fala que não devemos esperar por uma fundamentação de uma moral definitiva para agir, sendo necessário muitas vezes a...
tracking img