Resenha do livro-texto: práticas de gestão e resultado do professor conteudista nicola acquaviva neto

2549 palavras 11 páginas
RESENHA DO LIVRO-TEXTO: PRÁTICAS DE GESTÃO E RESULTADO do Professor conteudista Nicola Acquaviva Neto

Na unidade I do texto, no seu intróito tem-se uma apresentação de como se aplicar as boas práticas de gestão. Primeiramente, se esclarece que os resultados só são obtidos com a aplicação de boas práticas de gestão. E para isso deve-se, na seara empresarial, escolher a melhor prática de gestão dentre as várias existentes, pois assim melhores resultados serão obtidos.
Depois de escolhida a prática a ser implantada, há que se fazer um planejamento para em seguida ser executada; depois da execução se procede com o controle ou follow-up e por último a ação. Esse é um ciclo muito comum e utilizado em todo lugar por qualquer tipo de empresa. E depois de cumprido esse ciclo faz-se uma avaliação da prática empregada e uma comparação com outras práticas similares para aprimorar sua prática e definir qual será utilizada pela empresa.
O autor faz uma excursão ao longo da história da indústria e da economia mundial e suas premiações mostrando como se deu o crescimento econômico e que o surgimento de novas formas de produção foi devido a uma transferência empírica de conhecimentos e habilidades na medida em que se passavam os tempos.
Com a Primeira Revolução Industrial, houve o aparecimento desenfreado de tecnologias e inovações que rapidamente eram superadas por outras. Na Segunda Revolução Industrial, surgiu novas formas de energia e novas formas de transportar os produtos o que gerou a criação de novos mercados consumidores. No século XX, aconteceu um crescimento enorme nas áreas do conhecimento e uma explosão demográfica, o que fez a indústria se adaptar aos novos tempos inovando na tecnologia e criando novas técnicas organizacionais e de produção.
Henry Ford em 1913 implantou uma nova técnica de manufatura formal. Kiichiro Toyoda visita EUA em 1930 para conhecer o modelo fordista-taylorista de produção e conclui que o modelo de produção empurrada(estocar e depois

Relacionados