Resenha do livro teca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
POR QUE EXISTE MÚSICA?
É com esta pergunta feita por um aluno seu que a autora inicia este capítulo, relatando um diálogo ocorrido durante uma aula.
Neste diálogo, primeiramente os alunos mostram os tipos de música segundo sua visão, depois se inicia outro trecho da conversa, que parte da pergunta "Por que existe som?", sobre a qual o tema é expandido.
SOBRE O SOM E O SILÊNCIO
Teca deBrito chama a atenção para a percepção do som, o ouvir como parte da integração entre o Homem e o meio no qual este vive. Os sons que nos cercam são expressões da vida, do movimento, e indicam situações, ambientes, paisagens sonoras, que representam o meio e a presença do Homem neste.
Som é tudo o que soa!Tudo o que o ouvido percebe sob a forma de movimentos vibratórios...
Silêncio não ésimplesmente a ausência de som, mas sim a ausência de sons audíveis. Já que tudo vibra, o tempo todo há movimento gerador de som, sendo este audível ou não.
Temos ainda de considerar que a cultura na qual o indivíduo está inserido influencia na sua escuta, exemplo disso é a dificuldade, de nós ocidentais, de distinguir e reproduzir os microtons presentes na música indiana.
É assim que a autoraexplora o universo sonoro antes de apresentar os parâmetros/qualidades do som (conjunto de características do som, ou de agrupamentos sonoros, física e objetivamente definíveis, H.-J. Koellreutter, 1990).
O SOM TEM QUALIDADES (ou parâmetros)

• ALTURA - Um som pode ser grave ou agudo, dependendo de sua freqüência (número de vibrações por segundo).Quanto menor for a freqüência, mais grave será osom, e quanto maior, mais agudo será;

• INTENSIDADE - Um som pode ser forte ou fraco, dependendo da amplitude de sua onda;

• TIMBRE - É a característica que personaliza o som, por exemplo, uma mesma nota pode ser tocada no piano e no violão, com a mesma intensidade, e você poderá distinguir de qual instrumento é o som pelo timbre;

• DENSIDADE - Refere-se a um grupo de sons, onde oadensamento ou rarefação, maior ou menor agrupamento de sons é ouvido.

Brito, aborda com vários exemplos a importância da audição para um maior entendimento do meio e sua interação com os sons que o cercam, sons portadores de informações e significados.
A autora toca, ao final do capítulo, num assunto importante, mas pouco falado, a "ecologia acústica", a imensa variedade e volume de sons aosquais estamos
expostos nos grandes centros urbanos, e como esta poluição sonora afeta nossa qualidade de vida. Neste sentido, a autora destaca R Murray Schafer (1933-), compositor e educador que desenvolveu pesquisas acerca do som ambiente, suas modificações (com o passar dos tempos), visando a conscientização. Esta pesquisa teria seu ápice no "projeto acústico mundial", onde o ambiente teriaseu som produzido conscientemente pelos músicos, indivíduos integrantes do meio.
A MÚSICA
Neste capítulo, a autora apresenta "A música":

Origens;

Definições (a dificuldade de definir, como esta é influenciada por aspectos culturais e históricos);

As muitas músicas da música (apresenta alguns estilos musicais e referências, destaca como os materiais sonoros influenciam na produçãosonora de determinada época);

A música como jogo (apresenta análise de F. Delalande, que considera a música como jogo).

SOBRE AS ORIGENS
A música teve principalmente no seu início uma conotação mágica.Iniciou-se pela tentativa do homem reproduzir os sons da natureza, e possui uma série de lendas a respeito de seu início.
É importante perceber que a música representa a sociedade ecultura de sua época, sofrendo grandes transformações durante o tempo e comportando novas funções em local diferentes .
SOBRE A QUESTÃO DA DEFINIÇÃO
A principal idéia desta sessão do texto é que “definição expressa concepção”, e em defesa desta opinião a autora apresenta os fatos que a levaram a tal afirmação.
“A música é uma linguagem, posto que é um sistema de signos”, afirma Hanz-Joachim...
tracking img