Resenha do livro “sociedade pós-capitalista”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do livro “SOCIEDADE PÓS-CAPITALISTA”

Peter Druker

DRUCKER, Peter. Sociedade Pós-Capitalista. São Paulo: Pioneira, 1995.

O livro apresenta a visão de Peter Drucker, conhecido autor em Administração, sobre o que possivelmente ocorrerá num futuro próximo. Para ele, tal como o capitalismo foi uma conseqüência natural do desenvolvimento da civilização humana a dadas condiçõeshistóricas o que chama de “sociedade pós-capitalista” será também uma conseqüência da dinâmica das demandas sociais e de mercado.
Nessa nova sociedade, o conhecimento – e não apenas o dinheiro – é que será o mais importante recurso para o desenvolvimento das organizações e das empresas. Isso por vários motivos: avançado desenvolvimento da tecnologia, de novos valores e costumes e das mudançasgeopolíticas ocorridas devido à implosão da ex-U.R.S.S.
Nesse contexto, é de fundamental importância descobrir formas de se aumentar a produtividade dos trabalhadores do conhecimento e dos trabalhadores nas áreas de serviços pois isso representará uma grande vantagem competitiva para as empresas e nações que investirem nisso.
As escolas, portanto, têm que assumir sua responsabilidade frente a essanova realidade. Têm que abrir suas portas aos adultos (que precisarão de educação continuada) e têm que desenvolver formas de preparar pessoas ao aprendizado contínuo (ou seja, as pessoas devem “aprender a aprender”).
Segundo o autor, as nações e organizações que não começarem a se preparar desde já (mesmo porque mesmo com grande empenho essa capacitação não será conseguida tão rapidamente)correm o risco de descobrirem tarde demais que “perderam o bonde da História”.

Capítulo 1 - Do Capitalismo à sociedade do conhecimento.

Em cento e cinqüenta anos (de 1750 a 1900) o capitalismo e a tecnologia conquistaram o globo e criaram uma civilização mundial.
O conhecimento que sempre havia sido um bem privado transformou-se em bem público, sendo aplicado a ferramentas, processos eprodutos. Hoje em dia, porém, o conhecimento está sendo aplicado ao próprio conhecimento. É a Revolução Gerencial. O conhecimento está rapidamente se transformando no único fator de produção deixando de lado capital e mão-de-obra. Ao invés de ser um elemento da sociedade como haviam sido todos os capitalismo anteriores, o Capitalismo com C maiúsculo transformou-se na sociedade. Ao invés de serconfinado, como sempre ocorrera antes, a uma localização restrita o Capitalismo mais uma vez tomou conta de oeste e do norte da Europa em apenas cem anos, de 1750 a1850. E a seguir, em cinqüenta anos tomou conta de todo o mundo habitado.
No século dezenove as pessoas acreditavam que com a Revolução Industrial se mudaria a estrutura social e seriam criadas novas classes, os capitalistas e osproletários.
O Capitalismo e a Revolução Industrial, devido à sua velocidade e ao seu alcance, criaram uma civilização mundial.

O novo significado de conhecimento

No início deste século os ingleses Alfred North Ufitehead e Bertrand Russell, em seu livro Pricipia Matematica mostraram que qualquer conceito de lógica pode ser expresso matematicamente.
O computador foi por puro acidente umempreendimento americano - o acidente da segunda Guerra Mundial, a qual fez com que os militares se dispusessem a gastar somas enormes no desenvolvimento de máquinas para calcular rapidamente a posição de aviões e de navios inimigos.
Muitos desenvolvimentos aconteceram separados - em sua maioria sem ligação entre si - e contribuíram para transformar o capitalismo e provocar o avanço técnico na RevoluçãoIndustrial. Trata-se de uma mudança radical no significado de conhecimento.
Existem várias teorias a respeito do conhecimento - de Platão em 400 A.C. a Ludwig Wittgenstein (1889 - 1951) e karl Popper (1902). Mas desde o tempo de Platão houve somente duas teorias no ocidente e duas no oriente relativas ao significado e à função do conhecimento intelectual, moral e espiritual da pessoa.

A...
tracking img