Resenha do livro sem logo – a tirania das marcas em um planeta vendido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na verdade, o livro apresenta de maneira clara e objetiva o mundo das marcas das grandes corporações formadas ao longo do século XX até a globalização. Nesse processo, Naomi Klein demonstra como arelação das empresas com a propaganda foi se transformando: do ideal de provar ao público a qualidade do produto à venda para a noção de que uma marca vende um estilo, uma idéia, um sonho, uma escolha,ou uma fatia de liberdade, sendo que, na realidade, é apenas mais uma fatia do bolo da massificação. Afinal, quem no mundo não reconhece logotipos como o da Nike ou Coca-Cola, por exemplo. Além disso,o livro traz à tona questões sobre o movimento anticorporativo e que tipo de ações podem ser contrárias a esse status quo.
Em Sem Logo: A Tirania das Marcas em um Planeta Vendido, a jornalista NaomiKlein faz um levantamento sobre as atrocidades cometidas pelas grandes marcas nos últimos anos. Denunciando o excessivo valor que essas empresas gastam para gerar imagem em suas marcas paraproporcionar um estilo de vida em seu consumidor, ela expõe toda sua revolta diante da triste realidade enfrentada pelos trabalhadores responsáveis por fabricar esses produtos. A marca é o que importa. Ela éque define a compra. Ela é que determina a escolha. É a marca que se compra e não o produto. Seu poder captura quem pode comprar e quem não tem a menor condição de adquiri-la. Promovem verdadeiroscultos obsessivos e estimula o consumismo desenfreado. Nessa linha de pensamento, as marcas surgem como fundamento do consumo, essência do capitalismo, característica de uma sociedade das aparências. Asmarcas, e o marketing que fariam delas o que são, funcionariam como instrumentos de persuasão das grandes corporações, controle social e homogeneização.

A autora é bastante incisiva em sua mensagemao dizer que enquanto onerosas quantias precisam ser gastas em publicidade, volumosos descontos são feitos na folha de pagamento desses pobres trabalhadores. Um livro que faz qualquer um parar para...
tracking img