Resenha do livro planejamento no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
POLITICAS E PLANEJAMENTO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Resenha do livro
PLANEJAMENTO NO BRASIL

Hudson Rodrigo da Silva Alves

Natal, outubro de 2012

O livro
O livro Planejamento no Brasil, foi organizado pela antropologa Betty Mindlin, publicado em 1975 (5ªedição) pela editor perspectiva, contendo oito artigos de diferentes autores. O livro fala sobre alguns planejamentos criados e utilizados em vários governos federais e regionais.

A autora (organizadora)
Antropóloga, com doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e economista, com mestrado pela Universidade de Cornell, trabalha há anos em projetos de pesquisa e apoio a numerosospovos indígenas da Amazônia e outras regiões. Seus assuntos prediletos são mitos indígenas, escrita /oralidade/ música e apoio a professores indígenas Atuou também na área de direitos reprodutivos, direitos dos povos, diversidade cultural, educação diferenciada, saúde, grandes projetos e ambiente, demarcação de terras indígenas. Publicou em português sete livros de mitos em co-autoria comnarradores sem escrita, nascidos antes do contato. O mais conhecido é Moqueca de maridos, Record, 1997, traduzido em várias línguas, para o francês como Fricassée de maris, Métailié, 2005. Dedica-se atualmente a escrever e registrar com professores e narradores indígenas a sua tradição e sua música, em mais de dez línguas, procurando criar um sistema para devolver às comunidades e aos jovens todos osregistros gravados em pesquisas passadas. Descreve suas primeiras viagens aos índios em Diários da floresta, São Paulo, Terceiro Nome, 2006, traduzido para o francês como Carnets sauvages (Métailié, 2008).

Capítulos
Conceito de planejamento – Betty Mindlin
Em seu artigo, a autora analisa a
experiência do Brasil no campo do planejamento econômico, abrangendo vários planos desenvolvidos noPaís – entre eles o caso de planejamento regional, com a criação da SUDENE - procurando mostrar seus objetivos e avaliar seus resultados. Conceitua planejamento como sendo um modelo teórico para a ação, o qual busca organizar racionalmente o sistema econômico a partir de certas hipóteses sobre a realidade.
Nesta perspectiva, este planejamento/organização do sistema econômico, nos países emdesenvolvimento, representa a necessidade de atingir certos objetivos econômicos e sociais. E esta necessidade faz surgir a questão de se ter um Estado forte e centralizado, pois uma pequena participação do Estado na economia, deixando-se levar pelas forças do mercado, leva a resultados indesejados pela sociedade.

O planejamento no Brasil: Observações sobre o plano de metas (1956-1961) – Celso LaferO objetivo de Celso Lafer é descrever os motivos que levaram Juscelino Kubsticheck a formular um planejamento em seu governo (1956-1961). O autor observa que até então só existiam propostas de planejamento, mas nenhum foi realmente implantado como no caso do Plano de Metas. Ele diz, portanto, que o Plano de Metas foi à primeira experiência efetivamente posta em prática de planejamentogovernamental no Brasil.
O processo de planejamento, embora seja único, pode ser dividido em fases distintas para a comodidade de análise. São três fases: a decisão de planejar, o plano em si e a implementação do plano. A decisão de planejar pode ser tomada como uma decisão política, pois é uma tentativa de alocar recursos, ou seja, uma prévia. O Plano em si é uma decisão técnica, pois analisa asituação econômica do Estado através da qual se testa a consistência e a compatibilidade da decisão de planejar. A implementação do plano é uma medida política, pois é onde se constata os resultados da tentativa da alocação de recursos.

Plano trienal de desenvolvimento economico e social (1963-1965) Roberto B. M. Macedo
Em contraste com o nítido sucesso do Plano de Metas, o Plano Trienal de...
tracking img