RESENHA DO LIVRO: PESUISA NA ESCOLA: O QUE É COMO SE FAZ

594 palavras 3 páginas
BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 24. ed. São Paulo: Loyola, 1998.
Marcos Araújo Bagno (Cataguases, 21 de agosto de 1961) é um professor, linguista e escritor brasileiro. Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, poeta, tradutor e contista premiado. Tem diversos livros dedicados ao publico infantil e juvenil, alguns dos quais considerados ‘’Altamente Recomendáveis’’ pela Fundação Nacional do Livro Infatil e Juvenil, entre os quais se destacam A língua de Eulália – novela sociolinguística; Preconceito linguístico – o que é, como se faz; Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa; Língua materna – letramento, variação e ensino; A norma oculta – língua & poder na sociedade brasileira; Nada na língua é por acaso – por uma pedagogia da variação linguística.
O livro “Pesquisa na escola: o que é, como se faz” do autor Marcos Bagno se divide em duas partes: O fio de Ariadne e o Fantasma de Procusto. A primeira parte trata da pesquisa na escola em geral, onde o autor aponta os erros cometidos por professores na aplicação da pesquisa em sala de aula e sugere caminhos mais eficazes a serem seguidos. A segunda parte serve como uma tentativa de introduzir a atividade de pesquisa também naquela disciplina que, ao lado da matemática, é considerada a mais importante: língua portuguesa.Sobre a obra “Pesquisa na escola: o que é, como se faz” em algumas partes tratada como “livrinho” pelo próprio autor, tem como plano de fundo o ensino da pesquisa na escola, neste caso, o não-ensino da pesquisa pelos professores. Bagno mostra sua indignação e raiva em relação à forma de como a pesquisa é aplicada nas salas de aulas.
No primeiro capítulo o autor descreve “O FIO DE ARIADNE”, onde ele mostra como é fácil o aluno se perder diante de uma aprendizagem mal orientada ,e onde relate que este problema é antigo e é enfrentado pela maioria dos alunos ,também é mencionado a importância de fazer uma pesquisa científica nos mostrando que

Relacionados

  • laborotorio 2
    20662 palavras | 83 páginas
  • TCC Express Es N Mericas
    15479 palavras | 62 páginas
  • LIVRO DISCIPLINAS M DULO 1
    34298 palavras | 138 páginas
  • Pesquisa Social
    109832 palavras | 440 páginas