Resenha do livro: Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire;

Páginas: 5 (1168 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA







Juliano Tavares da Costa e Silva



Resenha do livro: Pedagogia da Autonomia; de Paulo Freire; apresentado à disciplina: Prática Docente da Língua Inglesa, do Curso de Letras – port/ing da Universidade Salgado de Oliveira, campus: Goiânia; ministrada pela Professora Cristina Dias.




Goiânia
2005
RESENHA

FREIRE, Paulo. Pedagogia daAutonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 27ª edição. 165 p.




Como de costume, Paulo Freire está relacionando a educação didática à educação de valores existentes na sociedade humana em geral; orientando assim os aprendizes de escolas didáticas das escolas da vida à atividade e exercício da cidadania. Assim, é perceptível o desejo de Freire em orientaros saberes necessários a prática educativa de professores formados ou em formação, mesmo que alguns destes professores não sejam críticos ou progressistas porque são pontos aprovados pela prática, não considerando posições políticas.
O principal foco é metologia e os recursos utilizados para a transferência de conhecimentos de uma forma conscientizada e prática no dia-a-dia do ser humano;porque “a educação é um tempo de possibilidades e não de determinismo” (p.58). Entretanto, há de se levar em consideração toda a história de vida que as pessoas devam ter, no que se refere, à cultura, ao social, e ao histórico. Há de se desenvolver o pensamento crítico ao passo em que todos tiverem a ciência de que nosso progresso e desenvolvimento cultural se faz em comum unidade; porém, Freire afirmaque é possível que haja uma poda violenta na liberdade e curiosidade de aprendizagem (p.62), “o educador que 'castra' a curiosidade do educando em nome da eficácia da memorização mecânica do ensino dos conteúdos, tolhe a liberdade do educando, a sua capacidade de aventurar-se. Não obstante, é peceptível a capacidade humana de aprender pois para Freire, os seres humanos são os únicos que aprendemutilizando a emoção na esperança de que um outro mundo é possível, e também há de cogitar na idéia da aventura do aprendizado. E é neste redemoinho de emoções que está a autonomia, a dignidade e a identidade do educando e educador; desta maneira haverá a harmonia do respeito mútuo e disciplina saudável entre “a autoridade docente e as liberdades dos alunos,
Na área do profissional, nota-se onecessitado comprometimento do educador com os valores que suportam a dignidade e relacionamento interpessoal.
Para Paulo Freire o ensino é muito mais que uma profissão, é uma missão que exige comprovados saberes no seu processo dinâmico de promoção da autonomia do ser de todos os educandos.
O ato de ensinar é profundo e dinâmico onde a questão de identidade cultural que atinge a dimensãoindividual e a classe dos educandos, é essencial a "prática educativa progressista". Portanto, torna-se imprescindível "solidariedade social e política para se evitar um ensino elitista e autoritário como quem tem o exclusivo uso do saber “articulado” e com interesses próprios, levando em conta os educadores egoístas que prendem informação e formação e ao mesmo educandos que se permitem serem“castrados”.
Com base nestes apontamentos iniciais, podem ser citadas de forma sintéticas algumas das considerações sobre a prática docente:
- Deve existir uma reflexão crítica entre a relação Teoria/ Prática, para que nenhuma perca seu sentido ou importância.
- O professor deve ser um mestre que estimula o seu aprendiz ao aprendizado através do modelo progressista; mostrando ao educando que a verdadeiraeducação se faz onde há a participação de ambas as partes.
- É preciso reforçar a capacidade crítica do educando e sua insubmissão, no qual ele não é um simples repetidor do que lhe é exposto em sala.
- Há de se respeitar o conhecimento prévio (de mundo) que o educando tem, principalmente daqueles vindos de classes mais baixas, e aplicá- los aos conteúdos ensinados (REALIDADE DENTRO DO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro pedagogia da autonomia
  • Resenha do livro de paulo freire-a pedagogia da autonomia
  • Resenha do livro Pedagogia da Autonomia
  • Resenha do livro "pedagogia da autonomia", do prof. paulo freire
  • Resenha Crítica do Livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire
  • Resenha do livro pedagogia da autonomia de paulo freire
  • Resenha Crítica do Livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire
  • Resenha do livro pedagogia da autonomia de paulo freire

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!