Resenha do livro "pedagogia da autonomia", do prof. paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pedagogia da Autonomia do professor Paulo Freire sugere propostas de práticas pedagógicas progressistas como forma de proporcionar a autonomia dos sujeitos envolvidos, sempre respeitando a cultura, oconhecimento empírico e a maneira como o educando entende o mundo que o cerca.

Freire ressalta que a temática abordada no livro foi uma constante preocupação ao longo de sua vida como educador.Nesta obra condensa os pensamentos defendidos nas anteriores de sua autoria, sempre visando a integração do ser humano e a constante procura de novas técnicas que valorizarão a curiosidade ingênua ecrítica, se transformando em epistemológica. Condena a rigorosidade ética que se curva aos interesses capitalistas e neoliberais, que excluem do processo de socialização, os menos favorecidos. Destacavalores como simplicidade, humanitarismo, esperança e bom senso: aspectos distantes da sociedade atual, onde o capitalismo impera conduzindo as massas ao consumismo desenfreado e a alienação coletivapelos meios de comunicação. O abandono educacional em que vivem nossas escolas, prende-nas a táticas de ensino ultrapassadas e desconexas. Propõe uma humanização do professor enquanto facilitador noprocesso educativo-social, conscientizando os educandos de todas as camadas sociais, sobretudo as de baixa renda, das manipulações políticas que as mantêm sob seu jugo.

Sugere saberes necessários àprática educativa de professores formados ou em formação, mesmo que alguns destes professores não sejam críticos ou progressistas porque são pontos aprovados pela prática, não considerando posiçõespolíticas. Cabe ao professor observar qual prática é apropriada para sua comunidade.

O educador democrático trabalha com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se aproximar dos objetoscognoscíveis. Ensinar não se esgota no tratamento do objeto ou do conteúdo, todavia se alonga à produção de condições em que aprender criticamente é possível, exigindo a presença de educadores e...
tracking img