Resenha do livro os magnatas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Magnatas, é uma obra em que C.Morris conta a vida e percurso de sucesso de expoentes do empreendedorismo americano: Gould, Rockefeller, J. P. Morgan e Carnegie, acentuando a origem simples destes homens bem como a determinação e capacidade intuitiva para o sucesso, não deixando no entanto de citar os métodos pouco convencionais que muitas vezes usaram para alcançar seus objectivos.Rockefeller conhecido pela frieza e tino que o levaram a criar um inédito conglomerado empresarial, Gould, o az da manipulação da bolsa de valores, Morgan o famoso banqueiro que se tornou avalista internacional da economia americana, no exercício de integrá-la ao mundo globalizado dos negócios. E finalmente, Carnegie, frio e cerebral que concebeu e criou um conglomerado empresarial jamais visto.
Carnegie,Rockefeller, Gould e Morgan teriam chegado ao topo em qualquer época, talvez como líderes militares, ou chanceleres de reis. Mas nos Estados Unidos pós Guerra Civil, os negócios tinham adquirido uma sensação de estímulo e propósito que antes os homens associavam aos grandes feitos de Estado ou militar.
*As grandes forças em ação nos Estados Unidos após o fim da Guerra excediam e muito qualquerpequeno grupo de homens; mas esses quatro homens tornaram- se os maiores de uma geração de líderes de negócios, ou melhor dizendo, a personificação da concentração do poder econômico, da qual surgiram os monopólios, grandes empresas do mundo capitalista de sua época.
Conforme lhes era conveniente, os quatro magnatas, aliavam se ou opunham se como adversários, cruzando se varias vezes emnegócios em comum. O respeito prudente que mantinham um pelo outro logo se converteu em uma forte aversão. Se poderia ser excesso dizer que eles idealizaram o super-Estado industrial americano, guarda com clareza suas impressões digitais.
As oportunidades sem fim de empreendimento de súbito abertas pelos amplos recursos americanos e sua liberdade das restrições de classe e casta personificavam Carnegie,Rockefeller e Gould.
Andrew Carnegie
O modo como Morris descreve Carnegie pode ser sumido nesta passagem: "Era o mais temperamental dos magnatas. Baixinho, com apenas 1,65m, cabelos louros pá¬lidos, mãos e pés pequenos e um rosto de menino, era como uma criança travessa, vigorosa e incansável. Falava com energia, tinha opiniões fortes, era bajulador e provocador e de uma rapidez so¬brenaturalpara compreender o que fosse do seu interesse. Sua as-censão é a fábula americana clás¬sica do homem que enriqueceu do nada". Com apenas 30 anos já era muito rico, apesar de apenas uma década e meia antes ser um simples catador de carretéis de linha usados em uma fábrica de tecido.
O pai de Carnegie era um tecelão escocês desempregado, que trabalhava com tear manual. A família emigrou paraPittsburgh quando Andrew tinha 13 anos. Andrew passou por diversos empregos. Catou carretéis usados em fábricas, foi escriturário de um guarda-livros e mensageiro do telégrafo, onde aprendeu telegrafia de observar os operadores. Ele logo se tornou o telegrafista favorito da comunidade de negócios, e em seguida um serviço telegráfico de um homem só, que todos os dias compilava as notícias vindas pelotelégrafo para os jornais de Pittsburgh. Era tão infatigável em seu auto-aperfeiçoamento quanto nas demais tarefas, devorando livros e trabalhando pesado para melhorar seu sotaque e sua gramática. Sua vida era dominada pela mãe ,Margaret, que lhe transmitia a altiva consciência de classe dos pobres respeitáveis – uma enorme vergonha da pobreza e desprezo desmoralizante pelos trabalhadores sem ambiçãocom os quais eram forçados a se associar. Ela e Andrew foram inseparáveis a até a morte dela, pouco antes de ele fazer 51 anos. Apesar de não serem crentes, Andrew herdou uma aversão aos prazeres da carne. Ele era bastante charmoso e tinha muitas associações amigáveis com mulheres, mas provavelmente nenhuma intimidade, até que ele finalmente se casou, alguns meses depois da morte da mãe, com...
tracking img