Resenha do livro morte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNEB – Universidade do Estado da Bahia
Curso de Bacharelado em enfermagem
metodologia da pesquisa científica i
professor (a): kátia montalvão
01 mar. 2012

Marcela oliveira, sheila andradesouza

resenha: Eutanásia e cuidados paliativos para doentes terminais

Corrêa, José de Anchieta. Morte. São Paulo: Globo, 2008. Cap. 5, p. 51-57. (Coleção Filosofia frente & verso).

José deAnchieta Corrêa nasceu em Itapecerica Minas Gerais, em 1934. Graduado em filosofia pela PUC de Minas Gerais, mestre e doutor na mesma área pela Universidade de Louvain na Bélgica, é professoraposentado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais e coautor, entre outros, de A nossa casa de cada dia.
Antes de chegar ao objeto da referida resenha, é pertinente fazer umbreve resumo da obra até este ponto (o capítulo 5), com o objetivo de melhor posicionar o leitor no contexto da obra como um todo. Na obra Morte, José de Anchieta traz no primeiro capítulo umaapresentação e descrição de uma preocupação da sociedade em geral frente a morte, mostra que esta é eminente, inevitável e discorre ainda sobre as formas de celebração da mesma ao longo do tempo. No capítulo 2trata que a morte é onipresente em todas as classes sociais e faz uma comparação entre os cemitérios da idade média e da atualidade caracterizando o luto como passageiro e um sentimento que só érealmente existente quando enfrentado em família. O terceiro capítulo traz a negação da morte sendo que após o cristianismo recorre-se a ideia do perdão para se alcançar o descanso eterno, bem como a fortecrença do juízo final e no fim dos tempos, sendo que com a revolução da Medicina emergiu a capacidade de prolongar a vida diante das doenças. O capítulo 4 trata do desejo de onipotência perante amorte baseada em reencarnações e na crença da imortalidade da alma.
O capítulo 5 intitulado: “A luta para vencer a morte” explana temas polêmicos, atuais e de importância consideráveis, sobretudo...
tracking img