Resenha do livro memórias dos movimentos sociais no oeste do paraná: gernote kirinus, adriano van de vem, werner fuchs

567 palavras 3 páginas
MEZZOMO, Frank Antonio. Memórias dos Movimentos Sociais no Oeste do Paraná: Gernote Kirinus, Adriano van de Vem, Werner Fuchs. Campo Mourão: Ed. da FECILCAM, 2009

Resenha por Marcelo Masiero

Memórias dos movimentos sociais no Oeste do Paraná

Podemos encontram dois objetivos, que se apresentam mais visíveis, os quais permeiam a discussão presente no livro: o primeiro é o fato do autor se preocupar em trazer a tona à discussão dos movimentos sociais de luta pela terra, ocorridos no Oeste paranaense, tendo como pano de fundo o desprezo com que os pequenos agricultores eram tratados. Nesse sentido, o autor se preocupa em dar um peso maior para as questões referentes à construção do lago da barragem da Usina Hidrelétrica de Itaipu e as implicações que esse projeto trouxe para as famílias da região, mas não deixa de lado assuntos importantes referentes ao descaso com os agricultores, como o das Notas Promissórias Rurais (NPRs).
O segundo elemento primordial que tangencia a discussão presente no livro, é a forma de analise que o professor Frank Mezzomo utilizou para trazer ao leitor os fatos ali ocorridos, pois se trata do contato direto com as fontes orais representadas, no caso, pelos pastores da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB); Gernote Kirinus e Werner Fuch e pelo padre da Igreja Católica, Adriano van de Ven.
Assim, entende-se que as pessoas citadas a cima desempenharam um papel importante na contribuição para a organização dos movimentos sociais ligados as injustiças no campo, ajuda que pode ser notada principalmente durante o período da construção da Usina de Itaipu, justificando assim, a escolha desses homens para serem entrevistados pelo autor, enriquecendo assim a sua pesquisa.
Nesse sentido, esses homens não foram simplesmente testemunhas oculares da história, foram muito além, e juntamente com os camponeses se manifestaram contrários às ações do Estado. Destaca-se que essas ações do Estado, que utilizando um discurso de

Relacionados