RESENHA DO LIVRO - MANEIRAS DE MORAR - MICHELLE PERROT

2025 palavras 9 páginas
RESENHA CRÍTICA
Autor - Wanderley Pereira dos Santos*
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
PERROT, Michelle. Maneiras de morar. In: Ariés, Philippe & Duby, Georges (org.). História da vida privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Companhia das Letras: São Paulo, vol. 4, parte 3, pp. 284-302, [1987]2009.

APRESENTAÇÃO DA AUTORA DA OBRA
Michelle Perrot nasceu em Paris no ano de 1928, é doutora em História pela Universidade de Sorbonne e professora emérita da Universidade Paris VII-Denis Diderot. Faz parte da geração da Escola Nova Francesa de Estudos Sociais na Europa e é especialista na história do século XIX. Tem trabalhado sobre temas vinculados ao movimento operário e o sistema penitenciário. Suas fecundas investigações a respeito da história das mulheres e do gênero, desenvolvidas a partir da década de 1970, ocupam um lugar destacado na historiografia francesa. Tem dirigido, junto a Georges Duby, a História das mulheres em Occidente (1991-1992) e um dos tomos da História da vida privada. Tem sido distinta como Chevallier da Legión d'Honneur, Officier de l'Ordre Nacional du Mérite e é doutora honoris causa por várias universidades. É produtora do programa radial “Lhes Lundis de l'Histoire” de France Culture. Entre outras obras é autora de Lhes ouvriers em grève (1974), Lhes ombres de l'Histoire. Crime et châtiment au XIXe siècle (2001), Lhes Femmes ou lhes silences de l'Histoire (2001) e Femmes publiques(2003).

PERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA
Michelle Perrot em toda sua trajetória de pesquisa e orientação nunca se afastou da militância no movimento feminista francês, no entanto, o seu último combate tem sido pela paridade entre a humanidade. Podemos observar que a sua participação nas lutas acadêmicas e na militância feminista tornou-a uma observadora privilegiada da trajetória do feminismo francês, do contexto das associações feministas e das publicações, bem como das desigualdades setoriais francesas e das possibilidades dos estudos da História das

Relacionados