Resenha do livro linguagem e escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do livro "Linguagem e escola - Uma perspectiva social"


O livro “Linguagem e escola - uma perspectiva social’’ que retrata bem a análise das relações entre a escola e a linguagem emsuas perspectivas sociais.
Seguindo o raciocínio de que a escola cada vez mais vem apresentando altos índices de repetência e evasão, a autora começa apresentando três explicações para talfato.A escola, que é tida como “democrática”, está cada vez mais distante de satisfazer e atender a todos de maneira “igual”, o que acentua ainda mais as desigualdades sociais. Para levar o leitor a essareflexão Magda Soares se utiliza de autores como Bernstein (sua teoria é o uso da linguagem em função de relações sociais), Lagov (teoria que desmistifica a idéia de privação lingüística) Bourdieu(aponta relações entre a língua e as condições sociais).
No Capítulo dois ela faz um breve histórico acerca dos caminhos percorridos pelas camadas populares na busca de uma educação igualitária.Diante dessa trajetória Magda Soares apresenta as três explicações para uma educação insatisfatória quantitativa e qualitativamente. A primeira trata da ideologia do dom, a qual explica que as causasdo sucesso ou insucesso dependem unicamente do indivíduo, de sua aptidão, inteligência, talento. A segunda: ideologia da deficiência cultural, diz que o fracasso dos alunos é proveniente do “déficit”ou carência cultural devido o meio em que vivem do ponto de vista econômico. A terceira ideologia da diferença cultural, que vai tratar o “problema” da linguagem como sendo algo oriundo de culturasdiferentes, onde a camada dominada é marginalizada e excluída por isso.
O Terceiro capítulo fala da deficiência linguística encontrada na educação. Segundo a obra, ascrianças apresentam-se como portadoras de carências e deficiências provenientes do meio em que estão inseridas. Concretiza-se dessa maneira a teoria da deficiência cultural, que nos revela a dificuldade...
tracking img