Resenha do livro lideran a em gest o escolar Henrique

3408 palavras 14 páginas
Resenha do livro liderança em gestão escolar
Artigo por Antonio Gregorio dos Santos Martins - terça-feira, 17 de setembro de 2013
Livro liderança em gestão escolar
Um dos pontos tratados no livro é a importância da elucidação de significados, que embora para muitos possa causar certa insegurança tratar de questões como a liderança é fundamental para se ter um conceito e moldar ideias.
O livro destaca que há uma relação direta entre a qualidade de liderança dos gestores e a qualidade do ensino e de desempenho dos alunos (ncls, 2002) os cargos que tem por obrigação a liderança devem se dedicar ao estudo e observação e a reflexão sobre a mesma para que possam exerce-lá de forma completa.
Segundo o livro, liderança é um conceito complexo e abrange um conjunto de comportamentos, atitudes e ações voltados para influência de pessoas. O livro retrata que em estruturas democráticas as decisões são tomadas com a participação de membros da organização de forma a compartilhar a liderança.
“Somo-nos responsáveis pela maneira que nos deixamos liderar. Não depende apenas do líder, mas sempre também do liderado, que espécie de liderança aceitará.” (crün, 2006, p. 105).
Entende-se que liderança transformacional consiste em liderança orientada fortemente por valores, integridade, confiança e um sentido de verdade. A liderança transacional focaliza muito mais as interações das pessoas e estilos de relacionamento mantidos por elas. Como forma de promover\unidade da organização e melhores condições de realização de seus objetivos.
A liderança compartilhada é onde se tem uma gestão democrática onde as decisões são tomadas compartilhadamente. A gestão tem a função de tomar decisões e exercer a liderança, mas devem-se levar em considerações as condições do ambiente e suas consequências, pois não existe liderança sem pessoas a serem lideradas.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

Relacionados