Resenha do livro joel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A história do livro de Joel começa com a descrição de uma terrível praga de gafanhotos que cobre a terra e devora as colheitas. Um outro evento muito importante é o derramamentodo Espírito Santo. A mensagem de Joel foi, primeiramente, destinada ao povo de Jerusalém e Judá, eles seriam julgados e restaurados em primeiro lugar. Joel identificou os pecados deles e os chamou aoarrependimento, em seguida expandiu sua profecia para incluir todos os povos: judeus e gentios, presentes e futuros.
O livro de Joel evidencia três tipos de temas: Deus julga o pecador, Deusexige arrependimento, Deus restaura e abençoa os que se arrependem e se dedicam a ele. Porém o tema central do livro de Joel é o “Dia do Senhor”, um dia da ira e do juízo de Deus.
Deus émisericordioso e paciente, como se vê em suas repetidas advertências, mas seu favor terá fim, Ele julgará os que não se arrependerem e abençoará os fiéis.04

“O povo de Judá tornara-se próspero e complacente. Por considerarem apresença de Deus como certa, praticavam o pecado do egoísmo e da idolatria. Joel preveniu que esse estilo de vida provocaria, inevitavelmente, o juízo de Deus sobre eles”.

Bíblia de Estudo AplicaçãoPessoal

Joel

Pouco se sabe sobre a vida pessoal de Joel, o que encontramos na bíblia é que ele era profeta e seu pai chamava-se Petuel. Joel significa “Javé é o meu Deus”. No livro deJoel não encontramos o local onde o profeta viveu, mas muitos acreditam que ele profetizou nos tempos do reinado de Joás (835 – 796 a.C.)
Joel deixou claro ao povo de Judá que a praga degafanhotos seria apenas um prenúncio de uma crise ainda maior, caso o povo não se arrependesse e abandonasse os seus pecados. A crise maior a qual Joel se refere, seria a invasão do Norte pelos exércitos...
tracking img