Resenha do Livro: Gente Tóxica – Como Lidar com Pessoas Dificeis e não ser dominado por elas. Autor: Bernardo Stamateas

596 palavras 3 páginas
Resenha do Livro: Gente Tóxica – Como Lidar com Pessoas Dificeis e não ser dominado por elas.
Autor: Bernardo Stamateas

RESENHA

O argentino Bernardo Stemateas, também sexólogo e teólogo, escreveu o livro Gente Tóxica: Como Lidar com Pessoas Difíceis. O livro cita personalidades dificeis, são 15 Capitulos com a descrição de 13 perfis de problemáticos. O joga culpa: São profissionais na arte de transferir para quem quer que seja a pesada culpa que carregam por tudo que deu errado em sua vida. São cheios de autopiedade e adoram frases como “você acabou com a minha semana.

Invejoso: Aquele que faz longas descrições desdenhosas e é capaz de listar todas as conquistas do objeto de sua inveja. A falta de auto-estima do invejoso o impede de acreditar na sua capacidade de conseguir o que quer. Sua atitude se evidencia nas expressões “o que falo não é para criticá-lo, mas…” ou “não digo isso para o seu mal, no entanto…”

Desqualificador: Demonstra desprezo pelas qualidades do outro. Isso acontece para se sentir melhor. Sua autoestima é baixa, seja por perfeccionismo ou falta de confiança. E precisa demonstrar aos outros que é melhor.

Agressor verbal: Exímio em cada discurso que faz, o agressor é mordaz, intimidador e ofensivo. Sente prazer em atingir e humilhar. Adora dizer não, mas precisa fazê-lo em longos sermões. É sarcástico e grosseiro.

Falso: Vive sob duas condições: ser e pretender ser. Inseguro, mente a respeito de si para esconder as dúvidas sobre quem é. Prefere criar personalidades para agradar ou intimidar a se autoconhecer.

Psicopata: É excelente na mentira e na enganação. Destaca-se pelos objetivos sórdidos, como arruinar outra pessoa. O psicopata não sente culpa nem angústia. É um dos tipos mais perigosos por conta da dificuldade de reconhecê-lo antes que ele já tenha feito sérios estragos.

Medíocre: Não consegue se esforçar para sair de uma situação na qual se acomodou. Ressente-se da vida e de quem convive com ele. O motivo de

Relacionados