Resenha do livro filosofia da ciencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
No livro de Ruben Alves intitulado de Filosofia da Ciência. Introdução aos jogos e suas regras, ele nos livra o mito antigo do cientista que ainda hoje é considerado e endeusado pela sociedade comoser supremo da verdade. O livro a cada capítulo nos ajuda a ter uma maior compreensão com a ajuda de exemplos e com uma linguagem de fácil acesso nos inserindo ao mundo da ciência. Além destadidática presente no livro o tempo inteiro, podemos observar a presença de conclusões e pensamentos entre os pensadores e cientistas tendo assim as suas conclusões.

Nos dois primeiros capítulos o autorlança perguntas e oferece respostas para que os leitores possam entender as diferenças entre senso comum e a ciência, despertando assim a curiosidade sobre o tema. O senso comum não é especificado,apenas uma inferência sendo uma "especialização, um refinamento de potenciais comuns a todos", poderia ser descrito como “ as receitas para o dia-a-dia, bem como os ideais e esperanças que constituem acapa do livro de receitas ou na qualificação dos cientistas, pessoas que não passaram por um treinamento científico " Assim é necessário estar atento ao fato de que tanto a ciência quanto o sensocomum precisam de criatividade para o invento de novas soluções para o desenvolvimento da humanidade.Ser bom no senso comum como na ciência não é ter respostas prontas, formuladas, ser bom é saberinventa-las , ter essa capacidade é que torna o individuo diferente.Tanto o senso comum quanto a ciência nos mostram a necessidade de compreender o mundo.

No capitulo intitulado de “Em busca da ordem”Rubem Alves diz que "não existe vida sem ordem, nem comportamento inteligente sem ela" podemos observar o ponto de convergência entre o senso comum e a ciência pelo homem em todos os tempos, assimele nos faz entender que a ciência vem da necessidade de descobrirmos formas para solucionarmos problemas , assim podemos entender a teoria como algo passível de testes. O quarto capítulo trata do...
tracking img