Resenha do livro: em busca de um sentido - um psicólogo no campo de concentração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Veiga de Almeida
2012.1 / Campus Cabo Frio

Nome: Nathan Barbosa da Silva Disciplina: Teorias Exist. Humanistas
Matrícula: 20111100411 Professor: Guilherme de Carvalho

Umaanálise do livro: Em Busca de um Sentido – Um psicólogo no Campo de Concentração
Autor: Viktor E. Frankl

O registro de Viktor Frankl, em sua obra Em Busca de um Sentido, evidencia não somente ainescrupulosa era nazista com seus feitos arrebatadores nos campos de concentração, como aduz um inerente ensaio psicológico sob as contingências que os campos propunham a seus internos. Dividida emuma ordem cronológica em que o autor descreve a chegada: seleção dos prisioneiros; a estadia: barracões, fome, etc.; e a libertação.

Médico, professor de neurologia e Psiquiatria naUniversidade de Medicina de Viena e diretor do Departamento Neurológico da Policlínica, bem como judeu, Viktor foi deportado para um campo de concentração, separando-se dos entes mais próximos, onde perdurou emexperiências que um não-iniciado (pág. 6) – termo utilizado para designar quem nunca vivenciou um campo de concentração – tem concepções errôneas sobre “a feroz luta pela existência”. Conhecido comoconferencista e professor em mais de 193 Universidades do mundo inteiro, já lecionou na mesma Universidade que Charlotte Buhler e Carl Rogers, e recebeu o título de “Doutor honoris causa” em quatorzeUniversidades, entre as quais se inclui a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


O livro nos sensibiliza pela forma algoz que o autor aborda as próprias experiências e as analisa deforma científica e filosófica sob os princípios da Logoterapia, uma abordagem terapêutica que pretende ajudar a pessoa acerca de dúvidas existenciais e na recuperação/procura de um sentido para a vida.O autor descreve fatos com extrema minuciosidade, dando um ar epistemológico às suas interpretações que vão desde uma análise do comportamento de um Capo até os confins das motivações...
tracking img