Resenha do livro doze homens e uma sentença

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA



O filme, Doze Homens e Uma Sentença (1957), de Reginald Rose, ocorre na cidade de Nova Iorque e relata a reunião de 12 jurados responsáveis por decidir o futuro deum jovem de 18 anos ,acusado de matar o próprio pai. A trama se passa em apenas dois cenários: a sala do júri e a sala em que os jurados se reúnem para decidirem seus votos. Para se obter o vereditofinal, a votação tinha que ser por unanimidade. Caso ocorresse a condenação a lei determinava que o réu fosse condenado à morte na cadeira elétrica.

No principio, 11 dos 12 jurados eram a favor dacondenação do réu. O oitavo jurado, chamado Davis, mostrou-se o único disposto a discutir sobre o caso antes da votação, pondo em análise as provas apresentadas, os detalhes dos depoimentos prestadospelas testemunhas, cada objeto ou fato ligados à cena do crime. Diferente dos outros jurados, que inicialmente pouco se importavam com os detalhes particulares. Durante o tempo em que Davis tentaconvencer os demais jurados a refletirem mais sobre seus votos são reveladas as motivações que os levaram a acreditar que o jovem fosse culpado. Aos poucos os outros onze jurados começam a repensar suasdecisões iniciais de o réu realmente ser culpado. Deixando suas impressões individuais e passando a analisar a decisão que anteriormente tinham tomado não se apegando ao significado frio dascircunstâncias.

Após análises, os jurados chegaram a provas de que o menino realmente pudesse ser inocente, como por exemplo, o fato de que a vizinha, que testemunhou o crime, era míope e no momento em quetestemunhou o fato provavelmente estava sem os óculos de grau. Levando a acreditar que o crime poderia ter sido praticado por outra pessoa. Por fim o oitava jurado conseguiu que todos concordassem com queo réu fosse inocentado. Tendo por fim a unanimidade a favor do jovem.

A decisão final, inocente ou culpado, não é mostrada no filme, levando a conclusão de que a obra enfatiza como as pessoas...
tracking img