Resenha do livro cultura? um conselho antropológico de roque de barros laraia,

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico, 21º edição. Zahar: Rio de Janeiro, 2007.

Resenha CríticaThuanne da Silva Santos

O livroCultura? Um conselho antropológico de Roque de Barros Laraia, trata a respeito da análise de diversas sociedades culturais, mostrando aquilo que elas possuem em comum, define os principaisconceitos de cultura, apontado como natureza colaborou para criação da cultura e faz uma linha histórica de desenvolvimento.
No Capítulo 3 Laraia discorre sobre os antecedentes históricos e odesenvolvimento do conceito de cultura. Nomes como Locke, Turgot, Jean-Jacques Rousseau e Tylor são citados como formuladores iniciais desse conceito, concluindo, com uma citação de Geertz, que o grande número dedefinições contribuíram mais para a confusão do conceito do que para o seu esclarecimento, sendo necessário atualmente à antropologia delimitar e reconstruir o conceito para transformá-lo numinstrumento teórico mais eficiente. Debatendo sobre algumas escolas antropológicas apresenta uma perspectiva do desenvolvimento histórico do conceito de cultura.
No Capítulo 4 Laraia relata sobre odesenvolvimento do conceito de cultura

No capítulo 5 desta obra, que revela a idéia da origem da cultura são abordados alguns teóricos que defendem o desenvolvimento do cérebro e a habilidade manual comofatores de origem da cultura e outros, como Lévi-Strauss e White, que defendem a idéia de que a cultura surge na convenção de normas e na formulação simbólica. Utilizando o esquema elaborado peloantropólogo contemporâneo Roger Keesing, o autor sintetiza os esforços de reconstrução do conceito de cultura nos estudos atuais da antropologia.
O livro de Laraia parece alcançar o seu objetivo...
tracking img