“Resenha do livro Conversa com quem gosta de ensinar”


 
Com reflexões sobre professor, educador e educação, o livro desenvolve um diálogo, sobre o que poderia ser consideradoimportante para compor um bom programa de formação de professores. Quando solicitado para fazer esse programa de formação, o autor fez uma diferenciação importante sobre ser educador e professor. Eleapresenta o professor como um funcionário de uma empresa apenas e que atende diretamente aos interesses do sistema. Para atender a esses interesses, o educador foi distanciado do seu ideal de educador epassou a ser um mau funcionário já que o seu ritmo não segue o ritmo do mundo das instituições. As instituições passam a ter autonomia já que existem e são regidas por leis e ficaram independentes dosenvolvidos. O autor ainda vê como ilusão o fato de algumas pessoas possam alcançar ser educadoras.
“Não é por acidente, então, que os professores sejam aqueles que sonham com os educadores e osfuncionários tenham visões de liberdade, e os animais domésticos façam poemas e tenham loucuras sobre o selvagem que habita cada um deles. Não se trata de formar o educador, como se ele não existisse. Como se houvesse escolas capazes de gerá-lo,ou programas que pudessem traze-lo à luz. Eucaliptos não se transformarão em jequitibás, amenos que em cada eucalipto haja um jequitibá adormecido. O que está em jogonão é uma técnica, um currículo, uma graduação ou pós-graduação”.


Dessa forma ele apresenta que é necessário despertar o educador para que ele possa voltar a ser o agente que com seu discursofaz com que muros caiam, faz com sua paixão realidades sejam transformadas.


“O educador, ao contrário, é um fundador de mundos, mediador de esperanças, pastor de projetos”.

Rubem Alves escreveainda que toda teoria social seja teoria pessoal. Isso significa dizer que ser impessoal é pretensão. Não encontramos sujeitos portadores de uma subjetividade livre de valores pessoais. Ele... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 12). “Resenha do livro conversa com quem gosta de ensinar”. TrabalhosFeitos.com. Retirado 12, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Livro-Conversa-Com-Quem/539597.html

MLA

"“Resenha do livro conversa com quem gosta de ensinar”" TrabalhosFeitos.com. 12 2012. 2012. 12 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Livro-Conversa-Com-Quem/539597.html>.

MLA 7

"“Resenha do livro conversa com quem gosta de ensinar”." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 12 2012. Web. 12 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Livro-Conversa-Com-Quem/539597.html>.

CHICAGO

"“Resenha do livro conversa com quem gosta de ensinar”." TrabalhosFeitos.com. 12, 2012. Acessado 12, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Livro-Conversa-Com-Quem/539597.html.