resenha do livro, contra a perfeição

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aparentemente, muitos desses avanços na biologia parecem promissores, mas uma reflexão cuidadosa mostra que há mais coisas nesses assuntos do que podemos enxergar superficialmente. Podemos citar, por exemplo: pesquisadores que fazem tudo para desenvolver seus trabalhos sem uma reflexão ética; opiniões favoráveis ou contrárias a uma determinada tecnologia exclusivamente baseada na emoção, sem oconhecimento dos fundamentos científicos básicos que subjazem a essas tecnologias; opiniões de cunho exclusivamente religioso beirando o dogmatismo e a cegueira intelectual.
Questões como clonagem, engenharia genética e uso de células-tronco são assuntos que causam um enorme impacto na sociedade, destacando a ética e moral que em um todo, envolvem uma ampla perspectiva para a sua resolução.
Omelhoramento genético causa discriminação segundo toda sociedade, pois para ela existe um limite onde a capacidade humana pode avançar, especialmente na biotecnologia que rompe barreiras para o crescimento humano. Como por exemplo: a clonagem com a tecnologia dos transplantes, a terapia gênica junto com a manipulação de células germinativas, a seleção de características genéticas (eugenia) nasprimeiras divisões celulares no processamento da fecundação assistida, o diagnóstico precoce de doenças hereditárias tardias e cálculos atuariais nas empresas de seguro ou de emprego etc. Estão atingindo uma sociedade despreparada para entender e mesmo normatizar o novo paradgima das inúmeras aplicações do avanço tecnológico e seus impactos no novo tempo que se aproxima.
Agora vamos falar da questãogenética usada no esporte, ao meu ver e concordando com a critica feita pelo autor da obra, o crucial no esporte não é a dedicação do atleta; e sim a sua excelência e exibição de talentos, isso sim contagia o publico e desperta interesse. Os talentos naturais (e a admiração que eles inspiram), mas seria surpreendente se o melhoramento genético fosse imposta por todos, de maneira que fosse maiscompetitivo e igualitário, seria um espetáculo onde só se sairia vencedor quem tive um artifício magnífico.
As intervenções genéticas não são diferentes de outros modos que os atletas empregam para modificar o corpo como: dietas especificas, complexos vitamínicos, barras energéticas, suplementos, treinamentos rigorosos ou até mesmo cirurgias estão interferindo no estado natural do ser humano.
Aquestão que tem que ser levantada é a seguinte, será que o melhoramento aperfeiçoa (ajuda a crescer como pessoa) ou distorce os talentos e as habilidades do ser humano na sua máxima expressão?
Em relação aos estudos os pais projetistas veem vantagem para os filhos matriculá-los em escolas caras, contratar professores particulares, mandá-los a acampamento de tênis, aulas de balé, piano, de natação, decursos para preparação aos exames de admissão as universidades publicas e mais conceitudas e assim por diante. Se isso é aceito, e até mesmo admirável, então porque não é igualmente admirável que os pais usem qualquer tipo de tecnologia genética à disposição, desde que realmente sejam seguras para melhor o seu índice de inteligência, a habilidade musical ou competência esportiva dos seus filhos?Acredito que há evolução do o homem na forma geral é constate e que seria de enorme ajuda a biotecnologia na sociedade, seria uma mão na roda para muitas pessoas, despertaria o interesse de todos de querer buscar algo espontaneamente sempre e seria algo muito mais justo se todos tivessem acesso a essa “perfeição”.
A cobrança dos pais em relação aos filhos tem cada dia sendo maior, querendoansiosamente tentar polir, embrulhar e jogar o filho para a universidade. A pressão é tão grande, que segundo psicólogos especializados na área da educação relatam que, são procurados constantemente pelos pais, para que o filho seja diagnosticado com alguma deficiência de aprendizagem para que seja encaminhado e reparado imediatamente.
A pressão do desempenho tem alcançado até os prés- escolares que...
tracking img