Resenha do livro: como desenvolver as competências em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO LIVRO:
COMO DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS EM SALA DE AULA


Antunes, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula. Petrópolis , RJ: Vozes, 2001. 86p.


Celso Antunes é formado em geografia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em ciências humanas e especialista em inteligência e cognição. Membro consultor da Associação Internacional pelos Direitos da CriançaBrincar, reconhecido pela UNESCO. É autor de mais de cento e oitenta livros.
O livro “Como desenvolver as competências em sala de aula” inicia com uma grande argumentação sobre uma nova educação, argumentação essa obtida através de relatório feito em conferência realizada por especialistas do mundo inteiro, intitulado “Educação um tesouro a descobrir”, concluído em 1996.
Nesta obra Antunes nosapresenta diversas formas de como o professor pode desenvolver as competências em sala de aula.
Os quatro pilares da educação consistem em quatro aprendizagens essenciais que o educador deve buscar: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, a viver com os outros e aprender a ser. Devendo a educação, conforme o autor, girar em torno desses quatro pilares, pois servirão, deforma segura, de guia para que o educando se estruture enquanto pessoa e membro da sociedade. E para que isso aconteça é necessário que o educador procure desenvolver em seus alunos suas competências.
Seguindo essa linha de raciocínio, Celso Antunes nos mostra a diferença entre inteligências múltiplas e múltiplas competências e a necessidade de se despertar e ampliar as inteligências para que sejamconstruídas as competências, e que a diferença que existe em trabalhar inteligências e competências em sala de aula, está nas diferentes formas que as informações são trabalhadas, atribuindo-lhes um significado, mas sem esquecer que nada pode ser ensinado desvinculando-se do que chamamos de “conteúdo”.
Antunes aborda as diversas competências que se pretende nos alunos e como desenvolvê-las. Eledestaca a importância do aluno dominar plenamente a leitura escrita, lidando com seus símbolos e signos, percebendo assim as múltiplas linguagens utilizadas pela humanidade, para que possam beneficiar-se das oportunidades oferecidas ao longo da vida. Ressalta também, a importância da matemática e sua ligação com as outras disciplinas na resolução de problemas.
O autor nos faz perceber que é desuma importância fazer com que os alunos tenham a capacidade de conhecer, compreender, interpretar, analisar, relacionar, comparar e sintetizar dados, fatos e situações do cotidiano, tornando-se cidadão críticos. Evidencia a necessidade de compreender as redes de relações sociais e como atuar sobre elas como cidadãos. Deixa claro a importância do diálogo, da negociação e das relaçõesinterpessoais, como fazer o aluno descobrir os encantos e beleza nas expressões culturais de sua gente e de seu entorno. Fala também sobre como o educando pode localizar, acessar, contextualizar e usar de melhor maneira as informações disponíveis, e como selecionar e classificar essas informações de maneira crítica e por último, a necessidade de aprender o sentido da verdadeira cooperação, desenvolvendo acompreensão do outro e descobrindo meios e processos para se trabalhar e respeitar os valores do pluralismo e da compreensão mútua.
Antunes ainda destaca que para que o professor consiga desenvolver as competências em seus alunos é necessário que ele próprio desenvolva em si algumas competências que são consideradas importantes para o desenvolvimento de seu trabalho. Celso Antunes, toma porreferência as obras de Perrenoud e propõe oito competências essenciais a serem dominadas pelos docentes.
A primeira delas fala sobre como organizar e dirigir situações de aprendizagem a partir de alguns procedimentos gerenciais: ser muito bom na seleção de conteúdos a serem ensinados, elegendo-os de acordo com os objetivos da aprendizagem; trabalhar a partir das representações dos alunos;...
tracking img