Resenha do livro cinema moderno-ismail xavier

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do livro “Cinema Brasileiro Moderno”-Ismail Xavier.

O autor, Ismail Xavier, envolve dois textos característicos de dois movimentos de grande importância no cenário brasileiro e mundial.O primeiro, Revisão crítica do cinema brasileiro – 1963, de Glauber Rocha e Cinema: trajetória no subdesenvolvimento – 1973, de Paulo Emilio Salles.
Dez anos desagregam os dois textos e ele fala dassuas diferenças e semelhanças. “No Glauber Rocha de 1963, a tônica envolvia ruptura, conforme o balanço histórico;Com o Paulo Emilio,dá-se prioridade a continuar uma tradição. Em suma, Glauber queriauma mudança, Emilio via como algo negativo o fim de uma era.
Na década de 70 foi uma época de grande produção do cinema brasileiro.Houve muito incentivo a certas obras, como filmes de contextohistórico e de artistas que haviam morrido, tiveram um financiamento e não foi censurado pela ditadura militar. O cinema novo teve relação com o mercado, de formas distintas, tal como a chanchada nos anos40/50, apesar do atraso econômico. A rompimento definitivo deste ciclo, segundo Ismail Xavier,se deu no fim dos anos 80.
O começo dos anos de 1950 e 1970, entre todas as polêmicas, criou umaconvergência entre o sistema dos autores,com relação aos filmes de baixo custoo e uma nova linguagem. Isto é um ponto semelhante entre dois momentos diferentes , porém em harmonia com a originalidade,segundo Ismail. Ele faz um leve percurso na história do cinema mundial, falando de nomes como Gadard, fazendo relação de maio de1968 com o conceitode cinema e sua desagregação no Brasil. Também cita a“câmera na mão”,além do experimentalismo no Cinema Marginal.
São englobados no “pré-64” fatores como Cinema, literatura, música, fome, religião, violência e questão de identidade. Depois do golpemilitar,esse movimento fica para trás, por um sentimento de pressa e ajuda da Revolução,tendo como exemplo Macunaíma e também por uma ambigüidade nas críticas em algumas críticas.Assim sendo, o...
tracking img