Resenha do livro chatô – o rei do brasil (fernando morais)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1132 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do livro:

Chatô – O Rei do Brasil (Fernando Morais)

Na biografia de Fernando de Morais, a vida de Francisco de
Assis Chateaubriand Bandeira de Melo paraibano de Umbuzeiro é contata com detalhes, de sua infância, até sua morte. Desde quando era apenas um menino, tímido, franzino, gago e que mal falava até os doze anos de idade, até se tornar um grande empreendedor da comunicação.As aventuras, os conflitos e as disputas de mercado em que Chatô se envolveu ajudaram a dar um teor dramático às diversas fases e situações vividas por ele. Jamais se tinha visto, até então, uma cadeia de jornais tão grande quanto à dos Diários Associados, e tudo isso, em sua grande maioria, bancado pelo dinheiro público e privado, vindo de suas relações de amizade. Também criou a TV e rádio Tupi.Chatô foi um revolucionário por sua bravura, coragem e força de opinião, teve influencia em algumas mudanças ocorridas no Brasil. Foi uma pessoa gananciosa e chantagista, principalmente para discursar sobre a política. Apesar de se formar em direito em Recife e aprender alemão e
francês. Foi nesta época que, mantinha trabalho em pequenos jornais da sua cidade natal. Ele sempre gostou deenfrentar a todos, mostrar seus conhecimentos. Com a política então era mais rigoroso, gostava de intervir em todos os assuntos, se sentia influente, pois, via sua grande importância e poder, atingirem até mesmo os mais conceituados homens de sua época. Muitos presidentes, grandes empresários e outros jornalistas se renderam, não a categoria com que Chateaubriand empregava em suas publicações, e simpela importância delas. Em um de seus trabalhos mais brilhantes, encontram-se entrevistas com homens importantes da Primeira Guerra Mundial. A noção de alemão adquirida quando ainda jovem o proporcionou grandes viagens pela Europa.
Com o trabalho de advogado, quando se mudou para o Rio de Janeiro, conseguiu bastante prestigio, visibilidade e conhecimento, não cobrava de alguns cliente, sempre os depoder aquisitivo maior, mas firmava com eles que depois quando precisasse do apoio de um deles, cobraria. Essa capacidade de se relacionar com os grandes da sociedade gerou vínculos produtivos que puderam ser colhidos mais tarde, na formação de sua rede de comunicação. Nesse instante Chateaubriand começa a mostrar seu jeito para os negócios, deixando favores pendentes com aqueles que lhe poderiamser úteis no futuro. Agora tudo o que faz é pensado, calculado, para que possa acumular dinheiro suficiente para abrir seu próprio jornal. Tinha amigos na política, estava bem cercado por pessoas que poderiam lhe fornecer informações. Mas assim também conquistou alguns inimigos, debatendo até com o presidente do Brasil, e com alguns políticos.
Para Chato não havia limites, mas possibilidades dese mudar para melhor o futuro do Brasil. Ele tinha uma visão muito aberta, para ele era importante modernizar nossas indústrias com a ajuda de capital estrangeiro, adquirir uma legislação trabalhista, entre tantos outros projetos, que ao final tinham que o favorecer de algum modo, sempre.
Como jornalista tomou a decisão de comprar o seu primeiro jornal, O Jornal. Os recursos teriam vindo dos“barões do café”, Carlos Leôncio Magalhães e Percival Farquhar. Logo depois, integrou ao grupo jornais como O Diário de Pernambuco e o Jornal do Comércio.
Chatô mostra que a imprensa brasileira deveria se preparar para grandes mudanças no modo de se produzir jornalismo. Para ele, o jornal não deveria ser uma espécie de diário oficial do governo, deveria possuir um espaço para se discutir política, ascrises sociais e eventos que ocorrem no mundo. Mostrou que a publicidade deve estar presente num jornal, para que se possa arrecadar dinheiro para se investir em novas impressoras, em jornalistas qualificados e na expansão de seu jornal para outras áreas utilizando assim, a ajuda de pessoas da política e das empresas que defendeu durante seu tempo de advogado.
Depois de dar início ao que se...
tracking img