Resenha do livro aula nota 10

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
PEDAGOGIA

RESENHA DO LIVRO: AULA NOTA 10 - DOUG LEMOV

CRISTINA PASSINI
ID: 20233608

MAIO
2012
Obra

Livro: Aula Nota 10 – 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência.
Autor: Doug Lemov
Fundação Lemann, 2011
Editora: Boa Prosa
Tradução: Leda Beck

Doug Lemov é um educador americano que dirige a Uncommon Schools (Escolas Incomuns), umaassociação de 16 escolas que ensinam, principalmente, crianças de famílias carentes.
Lançou o livro Teach Like a Champion (Aula Nota 10), no ano de 2011, com técnicas de ensino elaboradas a partir da observação da atuação de bons professores.

Partiu da questão: Porque alguns professores conseguiam ensinar tão mais que outros, a alunos de mesma condição social? A primeira etapa para respondera essa pergunta foi identificar os professores de sucesso. Para achá-los cruzou as notas de alunos em avaliações nacionais com o índice de pobreza e violência das comunidades em torno das escolas. Aplicou esse método classe por classe, até encontrar as maiores notas entre aqueles que todos acreditavam que fracassariam. Após esse passo, Lemov observou durante cinco anos, a prática de cada umdesses professores de sucesso, comparando com a pesquisa de Jim Collins, autor dos livros: Feitas para Durar e Empresas Feitas para Vencer.
Assim, começou a montar uma lista do que os professores faziam, focando nas técnicas que diferenciavam os professores excelentes daqueles que eram apenas bons.

Por fim, obteve um conjunto de anotações de campo sobre o trabalho de mestres, mostrando asferramentas necessárias para o trabalho em escolas públicas de periferia, que recebem alunos pobres e com oportunidades que se fecham rapidamente.
Apesar de serem universais, as técnicas de Doug Lemov foram compiladas partindo da premissa de que todos os professores possuem domínio completo do conteúdo, contam com um currículo claro, detalhado e rigoroso e utilizam o planejamento de maneira sistemáticaem seu trabalho pedagógico.
Lemov aborda técnicas aplicáveis, de maneira específica e concreta e difere técnica de estratégia pois, segundo ele, estratégia é uma abordagem generalista de problemas, um jeito de informar decisões. Já a técnica é uma coisa que a pessoa pode dizer ou fazer de forma mais específica. Descreve a técnica como uma ação, que quanto mais utilizada, melhor será o desempenhode quem a coloca em prática.
Um fator que acho importante destacar é que Lemov concentra-se em destacar e alavancar as qualidades de alguém, ao invés de atenuar os erros e quando compara professores, utiliza essa técnica comparando os excelentes com aqueles que são apenas bons, mas sempre olhando para o lado positivo de cada um. Ele diz que o desenvolvimento das características em que oprofessor já é bom possa melhorar ainda mais o ensino, tanto quanto ou mais ainda do que trabalhar seus pontos fracos e defeitos.
Lemov apresenta ainda o resultado de uma pesquisa na qual diz que a sala de aula bem sucedida aparece mais vezes nos dados do que a escola mal sucedida. Isso porque é na sala de aula que a técnica varia, tendo o professor que controlar tal técnica.
Ainda tratando-se dastécnicas em geral, Lemov afirma que muitas das técnicas capazes de obter melhores resultados em salas de aula continuam invisíveis para a maioria das teorias e teóricos da educação. Cita o vídeo de Doug McCurry, fundador da escola charter Amistad Academy, no qual utiliza para começar a capacitação de professores, pois o vídeo aborda o tempo como patrimônio mais precioso da escola e nele, McCurry propõeuma atividade conjunta com os alunos para otimizar o tempo que possuem.
Quando aborda o tema: Ensinando com base nos objetivos curriculares, Lemov destaca a diferença que existe entre um professor que planeja uma aula diária e depois pensa em quais objetivos está aula terá e, por outro lado, o professor que estabelece todos os objetivos curriculares que devem ser cobertos em um determinado...
tracking img