Resenha Do Livro AS POSSIBILIDADES DA POL TICA Marco Aur Lio Nogueira

1298 palavras 6 páginas
Resenha do livro – AS POSSIBILIDADES DA POLÍTICA – Marco Aurélio Nogueira
Paginas 183-197
CAPÍTULO 4
SOBRE O ESTADO E O GESTOR PÚBLICO DE QUE SE NECESSITA
O autor inicia este capítulo observando que em nosso país, a opinião pública acerca do funcionalismo público, é a de que a imagem deles está desgastada, são privilegiados com regalias, trabalham mal e pouco, são em número excessivo e não atendem as demandas que a eles são direcionadas. Além disso, a folha de pagamento onera pesadamente o Estado, tornando-o vagaroso e ineficiente na aplicação dos recursos. Ao mesmo tempo, o serviço público enfrenta uma grave crise existencial, tendo como base o desânimo e ceticismo, permeados pela ausência de compromisso com o Estado. Estas características encobrem o real problema do serviço público, a de que urge a necessidade de uma reforma geral, ampla e profunda para que o estado possa fazer frente aos desafios que o mundo moderno e competitivo obrigam.
Na maioria dos países mais avançados, a discussão acerca da necessidade de um novo modelo de serviço público já alcançou patamares mais elevados, e a evolução e aperfeiçoamento dos tais já se fez. Em face disso, o Brasil carece de uma reforma em seus modelos, para que a nação possa avançar e se desenvolver da forma necessária.
O Estado brasileiro enfrenta uma combinação de crise, mudança e inovação. E isso o coloca em uma posição em que o processo de auto-reforma se torna inevitável. Mas, para isso, é necessário mudar a perspectiva de uma nova modalidade de gestão de recursos humanos, com a qual se possa trazer para o Estado, os conhecimentos, as informações, os paradigmas explicativos e as inovações tecnológicas. As mesmo tempo em que eleva os servidores públicos à condição de personagens ativos da reforma e requalificação do sistema administrativo e governamental. Somente assim é possível que o Estado volte a ter relevo na vida nacional e internacional
UM PROFISSIONAL DA ARTICULAÇÃO
Para o autor, o problema do Estado e de

Relacionados