Resenha do livro AMOR, CASAMENTO, FILHOS, DIVÓRICO...E DEPOIS, SEGUNDO AS CRIANÇAS

2829 palavras 12 páginas
Capítulo 1 – Família e famílias Rosane Mantilla de Souza
Contexto inicial
Pedro de nove anos de idade, ao ser perguntado se tem irmãos ele responde com rapidez e segurança: “Depende” (p. 09).
Filho único de pais separados: a MÃE recasada tem: dois filhos (uma menina e um menino) e o marido dela tem um filho (menino).
Nascido na década de 1980 (séc. XX), Pedro sintetiza o contextualização da experiência familiar da atualidade. “É que a experiência familiar da atualidade é complexa, na medida em que pode envolver mais de um núcleo conjugal”. A autora caracterizou a sociedade atual como de “caráter fluídico e em construção, experiência vivida com base em um vir a ser contínuo” (p. 10).
Século passado: a “família era menos uma realidade e mais um ideal normativo”, o que a autora chama de “estigmatização” (p. 10).
O caso de Paula de seis de idade, sua mãe ia se casar pela segunda vez. A criança se sentia triste e sem lugar, sendo posta de lado. Sendo questionada se está chateada, ela responde: “Não, tô chateada, não. A mamãe tá nervosa porque ela vai casar. Sabe quando eu for casar pela segunda vez, eu também vou ficar nervosa. É normal, porque tem mais coisas, não é?!” (p.11).
Questionado o motivo, ela continua: “Já foi casada antes e se separou, tem mais medo e fica mais nervosa”. Sentimentos múltiplos: a compreensão do nervosismo da mãe (aflição), e, a possibilidade de se casar pela segunda vez.
O comum nos dois exemplos: “descrevem famílias que se modificam, mas também falam de separação e divórcio” (p.11).
A autora alerta para o fato de que muito pouco se conhece a respeito deste fenômeno social - novos e múltiplos arranjos sociais. Pesquisas realizadas poderiam e podem contribuir no sentido de possibilitar maiores compreensões e reflexões (p.11).
O divórcio e o nascimento fora do casamento – estigma e preconceito. Orientações psicológicas pressupõe a necessidade de uma família nuclear (pai e mãe) dando suporte para o desenvolvimento infantil

Relacionados