Resenha do livro alfabetização científica

Páginas: 7 (1617 palavras) Publicado: 28 de maio de 2011
Dados da obra
CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica questões e desafios para a educação. 2. ed.Ijuí: Ed.UNIJUÌ, 2001.
Dados do autor
Attico Inacio Chassot é graduado em Química (1965) pela UFRGS concluiu mestrado (1977) e o doutorado (1995) em Educação pela mesma Universidade. Fez pósdoutoramento na Universidade Complutense de Madrid em 2002. Atualmente é professor titular do CentroUniversitário Metodista IPA. É professor credenciado pela Universidade de Lyon 2, para co-tutela de doutorando. Em 2010 foi professor Visitante na lborg Universitet no Departament of Education Learning and Philosophy. Publicou 68 artigos em periódicos especializados e 28 trabalhos em anais de eventos. Possui 20 capítulos de livros e 11 livros publicados. Possui 66 itens de produção técnica.Participou de seis eventos no exterior e 61 no Brasil. Foi orientador de 19 Mestres e de 4 Doutores, além de ter orientado 5 trabalhos de conclusão de curso na área de Educação. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Educação, com ênfase em Alfabetização científica e História e Filosofia da Ciência. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica,tecnológica e artístico-cultural são: Formação de professores, História da Ciência, Currículo, Ensino de Ciências, Educação Química, Alfabetização científica, Filosofia da Ciência, Educação Básica, Ciência e ética e História da Química.
Resumo da obra
O livro Alfabetização Científica questões e desafios para a educação do professor Áttico Chassot foi resultado certamente de váriasleituras e influências, e uma destas, foi sua viagem à Cajazeiras em 1998, para participar do primeiro Encontro Regional de Ensino de Química.
A apresentação do livro parece mais uma leitura com típicas influências machadianas em que o professor vai ao longo da narrativa fazendo análises psicológicas do seu eu e do leitor, com o qual estabelece um verdadeiro diálogo.
No capítulo inicialprocura justificar o porquê do nome do livro, esclarecendo que os assuntos nele tratados estão direcionados às Ciências da Natureza. Diante disso, mostra a influência que a linguagem possui desde tempos remotos na comunicação humana. Como o termo alfabetização, por exemplo, tem um sentido muito amplo e ao mesmo tempo restrito, pois para muitas pessoas alfabetizar é sinônimo de “ler” e “escrever”apenas. Nas palavras de Chassot, “poderíamos considerar a alfabetização científica como o conjunto de conhecimentos que facilitariam aos homens e mulheres fazer uma leitura do mundo onde vivem” (P.38).
Segundo o autor não é uma disciplina ofertada no curso que tem o papel de alfabetizar cientificamente os alunos. O ensino médio e fundamental é o lugar para a realização de umaalfabetização científica. Na verdade, é raro perceber uma idéia de Ciência bem fundamentada. E mais ainda: costumamos acreditar em tudo que nos dizem sem questionamentos. Isso é tão nítido, pois ainda vemos, por exemplo, a própria história brasileira sendo contado no que tange o seu “descobrimento” com influência européia como coloca Chassot: “... parece que nossa visão de Ciência (e até de civilização) estámarcada pela visão disseminada no século XVIII de Buffon e outros iluministas, que buscava explicar cientificamente a inferioridade das espécies naturais e nestas se incluía o homem das Américas quando comparadas as do velho mundo”. (P.62)
Desmistificar e qualificar a Ciência não é simples. È por isso que o autor faz uma boa comparação entre a cultura européia e as culturas daAmérica pré-colombiana, ressaltando e fazendo-nos refletir sobre o que é Ciência Moderna, suas implicações, os elementos e antecedentes que influenciaram essa adjetivação de “moderno”. Evidencia bem as contribuições da Ciência, que ora podem ser significativas bem como catastróficas, mostrando que essa visão dualística deve estar na sala de aula.
È importante mostrar aos alunos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro alfabetização científica
  • resenha critica Alfabetização científica
  • Resenha
  • Resenha do livro reflexões sobre a alfabetização
  • Resenha do livro alfabetização e linguistica, cagliari
  • Resenha do livro "Princípios da Administração Científica
  • Resenha do livro alfabetização cartográfica e livro didático
  • Resenha do livro "letramento e alfabetização" de magda soares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!