Resenha do lirvo O que é leitura

1196 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE LETRAS

Resenha do livro: “O que é leitura”

Virgínea Novack Santos Da Rocha

Pelotas, 07 de maio de 2010.

VIRGINEA NOVACK SANTOS DA ROCHA
Faculdade de letras – português/inglês – 1º semestre

Só se aprende a ler lendo

Esta resenha trata do livro de Maria Helena Martins; O que e leitura. Onde Martins apresenta vários pontos para reflexão e estudo, como por exemplo, como e quando começar a ler, como aplicar as noções de leitura, o ato de ler, seus sentimentos, emoções e a razão e ainda a leitura do jeito de cada leitor.
Martins fala em seu livro, sobre a visão que se tem do leitor como decifrador de códigos e usualmente relacionado à escrita, porem ela contesta que se para efetuar a leitura o essencial é realmente apenas decifrar códigos e se não a algo mais por trás desse jogo de símbolos, palavras, frases. Martins afirma ainda que ler realmente seria o ato de “desvendar” as coisas, mais fácil de ser observada com objetos, como ela exemplifica em seu livro, falando em ver algum objeto cotidiano,e algum dia sem maiores motivos começarmos a vê-lo de modo diferente, ai para ela é onde ocorre o momento leitura.Ou ainda poderia ser exemplificado com a frase que ela cita de Paulo Freire: “a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele.”
Para a autora, o primeiro passo para o aprendizado da leitura é poder diferenciar o que nos agrada e o que não nos agrada. Além disso Martins parodiando Freire diz que “ ninguém ensina ninguém a ler ; o aprendizado é ,em ultima instancia, solitário , embora se desencadeie e se desenvolva na convivência com os outros e com o mundo.”Mostrando mais uma vez que é a partir da convivência,do dia-a-dia e das relações sociais

Relacionados

  • O Centauro no Jardim
    9000 palavras | 36 páginas