Resenha do flme amor sem escalas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Interdependentes, as organizações têm de se comunicar entre si. O sistema organizacional se viabiliza graças ao sistema de comunicação nele existente, que permitirá sua contínua realimentação e sua sobrevivência. Caso contrário, entrará num processo de entropia e morte. Daí a imprescindibilidade da comunicação para uma organização social.

Sistema efuncionamento da comunicação

Lee O. Thayer coloca a comunicação como elemento vital no processamento das funções administrativas. “É a comunicação que ocorre dentro [da organização] e a comunicação entre ela e seu meio ambiente que [a] definem e determinam as condições da sua existência e a direção do seu movimento” (1976, p. 120).
A dinâmica segundo a qual se coordenam recursos humanos,materiais e financeiros para atingir objetivos definidos desenvolve-se por meio da interligação de todos os elementos integrantes de uma organização, que são informados e informam ininterruptamente, para a própria sobrevivência da organização. Assim, o sistema comunicacional é fundamental para o processamento das funções administrativas internas e do relacionamento das organizações com o meioexterno. Esse é o primeiro aspecto a ser considerado quando se fala em comunicação nas organizações. Além disso, é preciso ver como ela funciona, identificando-se a sua direção e a sua rede de transmissão. Ou seja, segundo Thayer, é preciso levar em conta “todos os fluxos de dados que são coadjuvantes, de algum modo, dos processos de comunicação e intercomunicação da organização” (op.cit., p. 122).Daniel Katz e Robert L. Kahn afirmam que “as organizações sociais precisam também de suprimentos renovados de energia. Nenhuma estrutura social é auto-suficiente ou autocontida” (1978, p. 35). A interdependência das organizações em si as leva ao relacionamento e à integração com as demais e de cada uma em si com seu mundo interno e externo. E isto só se dará, como dissemos, por meio dacomunicação e na comunicação.
Um processo comunicacional interno, que esteja em sintonia com o sistema social mais amplo, propiciará não apenas um equilíbrio como o surgimento de mecanismos de crescimento organizacional. De acordo com F. Gaudêncio Torquato do Rego, as informações trazidas e trocadas dos sistemas sociopolítico, econômico-industrial e o sistema inerente ao microclima interno das organizaçõespermitem ao processo comunicacional estruturar as convenientes ligações entre o microssistema interno e o macrossistema social, estudar a concorrência e analisar as ressoes do meio ambiente, gerando as condições para o aperfeiçoamento organizacional (1984, p. 114).
Todos esses aspectos fazem com que a comunicação, segundo Richard Hall, “seja extremamente importante nas organizações e nossegmentos organizacionais que precisam lidar com a incerteza, que são complexos e que têm uma tecnologia que não permite uma rotinização fácil. Tanto as características externas quanto as internas afetam a centralidade da comunicação” (1984, p. 133).



Processo comunicativo nas organizações

Quando nos referimos ao processo comunicacional das organizações, subentendemos aqueles elementos básicosque o constituem: fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor, já bastante conhecidos nos estudos de teorias da comunicação. Agora, um dos pontos a considerar é como o aspecto relacional da comunicação afeta o processo. Diz Hall:

as relações sociais que ocorrem no processo de comunicação envolvem o emissor, o receptor e seus efeitos recíprocos um no outro à medida quese comunicam. Quando um emissor é intimidado por seu receptor durante o processo de envio de uma mensagem, a própria mensagem e a interpretação dela serão afetadas. (1984, p. 133).

Ou seja, trata-se de um processo relacional entre indivíduos, departamentos, unidades e organizações. Se analisarmos profundamente esse aspecto relacional da comunicação no dia-a-dia nas organizações,...
tracking img