Resenha do Flime A onda

389 palavras 2 páginas
A Onda
Inicialmente a história fala sobre um professor chamado Rainer, que contra sua vontade fica responsável pelas aulas de autocracia. Decidindo-se por ensinar seus alunos por meio de aulas praticas e discursivas.
Com o propósito de mostrar aos alunos como era a forma repressora e autoritária do governo, no qual o líder tinha controle absoluto e impunha suas vontades e ideais sem se preocupar com os demais.
Escolhido por todos em uma votação, Rainer passa a ser o líder do grupo, onde impõe suas leis e regras perante a sala de aula, nas quais os que não a obedecerem serão expulsos do grupo. Tais regras começam a ser exageradamente cumprida e imposta pelos alunos não só durante as aulas, mas também sobre toda a escola. Os alunos que se recusavam a aceitar e cumprir tais regras eram excluídos e descriminados pelos integrantes do grupo, intitulado pelos mesmos, A Onda.
A Onda ultrapassa os limites da escola ganhando poder e dividindo as opiniões entre as pessoas, os alunos passam a pichar as ruas com o logotipo do grupo e vestem-se o tempo todo com o suposto uniforme, outra exigência de Rainer.
Rainer começa a ser criticado por seus colegas de trabalho, mas sua vaidade não permite que ele aceite ou mesmo perceba o que está acontecendo, ele manipula e controla seus alunos sem se dar conta que tudo foge do seu controle.
Quando finalmente se dá conta do enorme problema que causou Rainer se reúne com seus seguidores na tentativa de fazê-los ver e entender que foram longe demais, mas Tim um de seus discípulos mais obediente e fiel não aceita o fim do grupo e além de atirar em um de seus colegas, suicida-se na frente de todos.
Esse filme nos mostra todo o poder que o professor tem em sala de aula e como devemos e podemos exercê-lo sobre os alunos. É de suma importância ter a consciência moral e ética de que somos educadores, mas não temos o direito de manipular ou de lhes impor nossa vontade sem se preocupar com a individualidade e liberdade de escolha de

Relacionados