Resenha do filme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO FILME ''PRECIOSA UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA''

O filme Preciosa uma história de esperança tem direção e autoria de Lee Daniels, estreou no ano de 2009, com as atrizes Paula Patton, Mariah Carey, Lenny Kravitz e Gabaurey Sidbe, tendo como protagonista a atriz Mo Nique, a trilha sonora é de Mário Grigory e a fotografia de Andrew Dunn. É uma adaptação cinematográfica do romance "Empurrarpor Safira", recebeu 6 Oscar, inclusive o de melhor diretor, onde pela segunda vez um afro-americano foi homenageado e indicado também como melhor filme e melhor imagem.

O filme trata de um drama vivido por uma garota com apenas 16 anos chamada "Claireece Preciosa Jones", que convive com o preconceito por ser pobre, negra, analfabeta e obesa, onde aqueles que deveriam zelar pela suaintegridade física e sua educação a fazem sofrer diversas privações e humilhações. Agredida não só verbalmente como também fisicamente por sua mãe, violentada por seu próprio pai desde os 03 anos de idade, teve dois filhos, sendo uma com síndrome de daw.

O autor aborda assuntos polêmicos presentes na sociedade, como violência doméstica e o incesto, que muitas vezes passam despercebidos perante asautoridades, pela falta de denúncia das vítimas ou até mesmo pela falta de intervenção estatal.

Ao relatar a comovente história de Preciosa, o autor atingiu seus objetivos, trazendo ao espectador uma visão de que não só o amor, a educação como também a esperança, fizeram com que Preciosa seguisse de cabeça erguida, lutando por um futuro digno ao lado dos seus filhos. Apesar de ter motivos para setornar uma mulher revoltada e, até mesmo entrar para o mundo do crime, Preciosa encontrou amigos que a amavam de verdade, incentivando-a aos estudos, mostrando-lhe uma outra realidade diferente da que ela foi criada, fazendo-a acreditar num futuro melhor.

Este filme é indicado como forma de estímulo e superação para todas as pessoas que, assim como Preciosa, sofrem estes tipos de preconceito ehumilhações, para que busquem dentro si forças suficientes para encontrar um caminho a seguir sem perder a esperança. É indicado a todas às Preciosas.

-------------------------------------------------

O Filme retrata o drama social da Jovem Claireece Precious Jones. Desde já pode-se afirmar que o filme “Preciosa” não é uma obra de ficção qualquer e sim um retrato que pode vir a aplicar-se comoroteiro real em diversos lares, nos quais crianças e adolescente são, constantemente, colocadas em situações de extrema desqualificação e marginalizadas, além de frequentemente expostas à violência sexual, física e psicológica
Precious é uma adolescente de 16 anos de idade que é expulsa da escola no início de  sua segunda gestação. Ainda, nas cenas iniciais coloca-se claramente no filmeque Precious é possuidora de uma imaginação muito frutífera. Ela sonha, por exemplo, que seu professor é apaixonado por ela e que irão morar juntos. Tal imaginação mostrar-se-á como um dos mecanismos de defesa e grande parte da fonte de sua forte resiliência para a difícil estrutura familiar na qual se encontra inserida.
No ambiente domestico Precious vive com sua mãe que se mostra extremamentedesequilibrada psicologicamente e portadora de características que poderiam ser atribuídas à uma estrutura boderline de personalidade. No enredo do filme aos poucos vai sendo evidenciado que o filho que está esperando é resultado de uma relação incestuosa com o seu Pai. Das relações de violência sexual às quais Precious é submetida desde os três anos de idade podem provavelmente originar-se as motivaçõespara negligência por parte da mãe a qual nutre um ódio doentio contra a filha, pois acredita que a adolescente desde criança seria concorrente nas relações sexuais com o Pai.
Ao ser excluída de sua escola Precious é matriculada em uma escola alternativa para garotas com problemas sociais. Lembrando que a adolescente, além de encontrar-se grávida pela segunda vez, era praticamente uma analfabeta...
tracking img